Conecte-se conosco

Cadernos

Instalação de energia fotovoltaica conta com linha de crédito

09/05/2019 - 14h56min

Com tradição desde 2000 em serviços de iluminação e, materiais elétricos, recentemente a Sinosluz agregou um novo serviço ao seu mix de produtos: desenvolve projetos de energia fotovoltaica. A loja, fundada pelo casal Djiovane e Jaqueline Kauer, está localizada em um lugar de fácil acesso, na rua Rincão, número 114, loja 1, em Novo Hamburgo. Além de toda parte comercial a Sinosluz tem o segmento de instalações elétricas, contando para isso com profissionais altamente qualificados, principalmente na montagem de projetos de iluminação e instalação de sistemas de energia fotovoltaica, tão em alta nos tempos de hoje, em função da economia de energia elétrica que propicia.

De acordo com os proprietários, a ideia de agregar a venda de sistemas de energia solar surgiu após perceberem uma movimentação muito intensa do mercado neste sentido; e uma aceitação muito grande das pessoas com esta ideia, por diferentes motivos. Entre as razões que estão motivando as pessoas a investirem em energia solar, citam o fato de ser um investimento de custo razoável, sem necessidade de descapitalização, levando em conta o retorno econômico; a produção de energia limpa, sem impacto ambiental e com grande economia; e ainda pelo fato de agregar valor a residência ou empresa.

“Por isso decidimos nos qualificar para atender esta nova demanda do mercado, com intuito de fazer um trabalho extremamente qualificado, como já é de costume da nossa empresa”, destacam Djiovane e Jaqueline. Segundo eles, este é mais um segmento de serviço que oferecem em sua loja, além da comercialização de luminárias, materiais elétricos e projetos de iluminação.

Linhas de crédito facilitam

A grande vantagem da opção pela energia fotovoltaica, de acordo com a equipe da Sinosluz é mesmo a economia de energia elétrica. O tempo de instalação do sistema varia de acordo com o nível de dificuldade do local a ser instalado e do número de módulos fotovoltaicos a serem instalados. “Mas, apenas como exemplo, uma casa de médio porte, com instalação de 12 painéis varia de 3 a 4 dias”, apontam.

Além das facilidades na hora de instalar, a compra também pode ser facilitada por meio de instituições financeiras que têm linhas de crédito com juros muito baixos destinados para este fim. “O Sicredi tem se destacado neste segmento, com propostas bem atraentes de juros e condições bem facilitadas”, apontam os proprietários da Sinosluz.

Para quem está procurando por empresas instaladoras de energia solar eles recomendam aos clientes que se certifiquem quanto ao tipo de materiais que serão utilizados, não somente os painéis solares e inversores, mas sim toda a estrutura que sustenta estes painéis que deverá ser de uma qualidade que acompanhe a vida útil dos painéis. “A preferência é que sejam estruturas de alumínio”, sugerem. Outro detalhe importantíssimo é que a empresa contratada tenha seus profissionais registrados e com curso de NR-35 para trabalho em altura.

“Ao colocar profissionais para trabalhar na sua residência ou empresa é importantíssimo se cercar de informações que evitem futuros problemas”, apontam. Com relação ao investimento, o prazo médio de retorno (pay back) é de 5 a 6 anos em média. “Com a utilização de uma linha de crédito adequada é possível pagar as parcelas do financiamento com o que se gasta atualmente com a conta de luz”, observam, lembrando que, uma vez instalado o sistema e a geração estiver a pleno, o valor que resta a pagar na conta de luz é a tarifa básica mensal que muda com o tipo de ligação. Para trifásico é 100KW/mês, bifásico, 50 KW/mês e monofásico 30 KW/mês. Para saber o valor exato é preciso calcular o valor do KW que tem variado de acordo com as bandeiras verde, vermelha e amarela.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.