Conecte-se conosco

Cadernos

Leve o verde para dentro de casa

09/08/2019 - 09h51min

O jardim de inverno teve sua origem nos países frios onde as pessoas queriam ter o verde dentro de casa mesmo em meio à neve. Como a maioria das plantas não sobrevivem em baixas temperaturas, a solução foi criar um ambiente acoplado a casa, podendo ser uma varanda fechada, ou um espaço integrado em um ambiente da casa.

Apesar de não termos neve aqui no Brasil, as baixas temperaturas podem fazer com que algumas plantas sofram. Por isso, uma pedida para manter o verde perto de você é criar um jardim de inverno. O jardim de inverno na sala pode ser pequeno ou grande, com grande variedade de plantas e até mesmo árvores! Uma sala com jardim de inverno ganha vida, cor, naturalidade e elegância e se transforma em um cômodo muito mais agradável, convidativo e aconchegante.

Segundo o profissional de jardinagem e paisagismo, Neucir Eich, os jardins de inverno são cada vez mais utilizados em residências, apartamentos, casas, condomínios, shoppings e lugares públicos. São formas menos sofisticadas dos jardins comuns e têm a vantagem de trazer um tom mais natural para os ambientes. São instalados principalmente em áreas centrais, varandas, clarabóias, corredores, halls de entrada e até em banheiros, salas de tv, dentro da própria casa.

Elementos variados

As opções de decoração e utilização de plantas são grandes e tudo depende do espaço e do orçamento. O básico do jardim de inverno são as pedras que podem ter diversos tamanhos, fazendo parte da decoração. Além disso pode-se combinar com vasos de diferentes tamanhos, bancos de madeira, prateleiras, painéis de madeira, cascatas de água, plantas suspensas, árvores, troncos de madeira e até pequenos lagos. As possibilidades são grandes de personalização e o jardim pode ficar com a sua cara. Tente dar um objetivo ao jardim, por ex: local para descanso, local para leitura e etc.

A presença das plantas dentro de casa melhora a qualidade do ar

Plantas para jardim de inverno

Seja com uma abertura no teto, telhado de vidro ou grandes janelas, o jardim de inverno ilumina o ambiente e valoriza o interior da sua casa. Ao montar um jardim de inverno na sua residência, você precisará escolher as espécies de plantas adequadas ao ambiente. O ideal é escolher plantas apropriadas para espaços internos e que resistam bem a pouca iluminação. Assim você terá um jardim conservado e que no final demandará uma manutenção menos recorrente. Veja algumas sugestões de plantas que podem ser utilizadas para decorar o seu jardim: Pleomele, Palmeira ráfis, Rosa de pedra, Minicactos, Antúrio, Begônia, Babosa de pau, Lírios da paz, Violeta, Singônio, Zamioculca, Lança de São Jorge, suculentas e Palmeira chamaedória.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.