Conecte-se conosco

Cadernos

O que você quer atrair? Qual planta você quer colher?

25/09/2019 - 11h31min

Por Carolina Dalcin, sócia-proprietária da Terapêutica Studio Pilates

Hoje quero compartilhar algo bem pessoal com vocês. Nesse mês de setembro completo meus 32 anos e junto comigo meu pai completa seus 58 anos. Fico muito tempo longe dele e pouco consigo dizer a ele o quanto é importante em minha vida.

Muitas vezes, perto ou longe, não conseguimos falar para as pessoas que as amamos, que as admiramos, que sentimos orgulho do que elas estão se tornando. Esquecemos que precisamos alimentar esses sentimentos de alegria, admiração, amor. Eu sei e entendo que é mais fácil julgar, colocar a culpa no outro, se colocar de vítima, sentir raiva daquela ou dessa situação (porque muitas vezes eu também faço isso). Mas e aí? Ao que isso irá nos levar?

Toda vez que cultivamos dentro de nós mágoas, ressentimentos, tristezas, raiva, estamos plantando sementes apodrecidas dentro de nosso corpo, e é através da união de muitas sementes assim que surgem nossas maiores doenças. Nós somos os maiores responsáveis por tudo o que atraímos. O que você quer atrair? Qual planta você quer colher?

Viva o hoje, aproveite

Nossa postura perante as dificuldades mostra muito de nossa personalidade. Não tenha medo de gritar, de dizer não, de assumir um erro. Você só crescerá e aprenderá que todos erramos e que é tão bom ser assim. Tenha calma, o que foi, já foi, e o que ainda nem veio poderá chegar bem diferente do que você imagina. Então viva o hoje, aproveite! Pense no outro com bons olhos, cultive e emane alegria. Viva para o bem, ajude hoje alguém.

Estar em paz conosco é fundamental, assim poderemos também estar de bem com nossos familiares, amigos e pessoas de nosso cotidiano, dessa forma trabalharemos nosso psicológico.

Mas muito bem, todos sabemos que saco vazio não para em pé – e não é? Precisamos prestar atenção em nossa alimentação, nos hidratarmos adequadamente e é claro que precisamos encontrar um exercício físico que nos dê prazer.

Pilates é um exercício físico que amo demais e o que mais me deixa feliz é poder reabilitar pacientes através dele. Cuidar de cada aluno/paciente de modo personalizado, enxergando o foco da lesão – patologia – que ele apresenta e ir melhorando o movimento daquela região, é algo que me realiza profissionalmente.

Cada pessoa é única, tem suas crenças e limitações. Muitas vezes por medo, não movimentamos corretamente o corpo, mas é através da autoconfiança que o aluno/paciente passa a fazer o movimento e aos poucos esquece aquele medo ou dor.

É através das molas que ajudamos nosso aluno a desenvolver com mais leveza e fluidez o movimento desejado. Em alguns casos são necessárias adaptações nos exercícios e tudo isso é bem direcionado para cada caso, para cada aluno. Existem muitos exercícios no método Pilates e muitas variações dos mesmos, por isso não considere o Pilates como um método monótono, poque ele não é. Depende de cada profissional (seja fisioterapeuta ou educador físico) escolher e adaptar o exercício que é melhor para aquele aluno, aquela região e aquela patologia (lesão).

Quero dizer com toda certeza que Pilates é um exercício físico que pode ser praticado por todos, e que se você prestar atenção em seus pensamentos e também nos movimentos de seu corpo, você terá a qualidade de vida dos sonhos. Que tal começarmos a tornar esse sonho realidade?

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.