Cadernos
Aniversário Linha Nova: “O turismo pode ser um diferencial importante no crescimento da cidade”
Visando estimular o turismo local, o município vem realizando uma série de ações como a estruturação do Departamento de Turismo, além de viagens e busca de informações técnicas e subsídios com municípios vizinhos, bem como exemplos que podem ser adaptados para a realidade de Linha Nova. Segundo o servidor Christian Albers, que está à frente do Departamento de Turismo, o município já vem trabalhando em parceria com alguns empreendedores do ramo cervejeiro e debatendo com o Conselho de Turismo a implantação de outras ações, como eventos, cursos, melhorias na infraestrutura turística e de atrativos, entre outras.
Chistian cita que também tem se trabalhado em parceria com a Rota Romântica, para a implantação de roteiros regionais de Cicloturismo e de Caminhadas, além do incentivo a eventos locais que tem no esporte, cultura e lazer o foco principal. “Uma ação importante que deverá ser feita em breve é uma pesquisa com a população, para conhecer o que pensam sobre o turismo em Linha Nova e que rumos devem ser tomados”, destaca. De acordo com ele, o que é consenso é que o turismo deve ser estimulado para que seja sustentável. “Não adianta colocar diversos atrativos e eventos e termos problemas de superlotação e insuficiência de infraestrutura. A demanda e a oferta devem crescer em conjunto”, aponta.
Atrativos que encantam
Não há dúvidas quanto a vocação turística de Linha Nova, principalmente nas áreas de Turismo Ecológico e de Aventuras e também no Turismo Histórico e Gastronômico, principalmente ligados à cerveja e sua história marcante, em virtude do município ser o Berço das Cervejarias no estado. Estes pontos são, segundo Chistian, os motivos que levam o turista a vir conhecer Linha Nova e tem potencial para crescer. “Com parcerias e envolvimento do setor privado o turismo pode ser um diferencial importante no crescimento da cidade”, observa.
Ele lembra que a Rota Romântica está trabalhando intensamente com os municípios para instituir um Circuito de Cicloturismo e de Caminhadas que passará por várias cidades e que terá cerca de 250 a 280 km de extensão. Este roteiro passará por Linha Nova que deverá agregar atrativos e pontos de apoio. Concomitantemente a este circuito, tem-se a ideia de trabalhar em roteiros intramunicipais, com passagens pelo interior, cascatas, mirantes, cervejarias, etc. Mas depende de mais planejamento e engajamento da sociedade e iniciativa privada. “Além disso, fazemos parte da Rota Cervejeira que também poderá vir a ser um roteiro importante e queremos estar inseridos nela”, conclui.