Conecte-se conosco

Cadernos

Prefeita Carla: “apaixonada por Morro Reuter e por sua gente”

23/03/2020 - 09h59min

Prefeita Carla é a segunda mulher a administrar o município de Morro Reuter (FOTO: Tânia Goulart)

Morro Reuter – A prefeita Carla Cristine Wittmann Chamorro nasceu e cresceu em morro Reuter. Estudou parte do seu Ensino Fundamental na Escola João Wagner, na qual também começou sua trajetória profissional como professora de anos iniciais e de Matemática.

Carla foi a primeira secretária de Educação e Cultura do município entre 1993 a 1999 e de 2001 a 2004, assumindo também a secretaria de Saúde de 1993 a 1995. Em 2012 foi eleita vereadora, assumindo a presidência do Legislativo em 2014. Em 2016, Carla foi eleita a segunda mulher a comandar o Executivo de Morro Reuter.

Carla sempre está participando dos mutirões realizados pelos moradores; na foto, mutirão na Escola Mun. Professor Edvino Bervian (FOTO: Tânia Goulart)

A prefeita ressalta que possui um vínculo muito forte com o município. “É o lugar onde eu vivo desde que nasci. Nestes meus 53 anos de história, acompanhei o desenvolvimento de nossa cidade, como aluna, como professora, como política e como moradora. E é neste contexto que posso reafirmar a minha paixão pelo município, pela sua gente, por aqueles que acreditam no seu potencial, investindo no seu desenvolvimento econômico”, disse.

Carla atribui uma grande importância à emancipação do município, considerando que ela “alavancou o desenvolvimento de Morro Reuter”. A prefeita comenta que, com isso, o município passou a ser reconhecido pelo seu potencial turístico, pelas suas belezas naturais, pela sua gastronomia, pela sua gente trabalhadora, que não mede esforços em prol de seu município”, disse.

Ela ainda destaca seu apreço pelos emancipadores. “Quero aqui registrar o meu reconhecimento à comissão de emancipação, pela coragem e ousadia em liderar o movimento emancipacionista, em especial ao seu Leopoldo Kochhann (in memoriam), aos ex-prefeitos, vereadores e secretários municipais. Cada um, do seu jeito, ajudou a construir parte da história dos 28 anos de emancipação de Morro Reuter”, comentou.

Carla foi professora de séries iniciais e de Matemática e, ainda hoje, considera a educação o pilar da sua trajetória política (FOTO: Tânia Goulart)

Enfatizando que sua trajetória política é sustentada pelo pilar da educação, Carla fala da época em que esteve à frente da Secretaria de Educação. “Com a participação dos profissionais da educação construímos uma sólida política, que deu visibilidade ao município em nível estadual e nacional”, disse.

A prefeita destaca que todas as demandas são prioridade para a equipe, às quais exigem dedicação, profissionalismo e responsabilidade. “Para investir, precisamos de dinheiro e é nesta perspectiva que poupamos muito, buscando parcerias junto ao governo Federal e Estadual, com empresas e comunidade. Todos ajudam e esse vem sendo o nosso diferencial: uma Administração que trabalha com a participação das pessoas”, enfatiza, afirmando que o município tem como desafio “atrair novos investimentos, na intenção da comunidade ter opções de trabalho, movimentando assim a economia local”.

Prefeita Carla e vice Airton vistoriando obra de asfaltamento em Fazenda Padre Eterno (Tânia Goulart)

Ao falar das realizações da atual Administração, Carla comenta que muitos investimentos foram realizados em todas as áreas. “Muitas ações já foram realizadas, porém temos muito trabalho ainda pela frente. Zeramos a lista de espera para as escolas de educação infantil. Desde junho de 2017, todas as crianças pequenas tem vaga na escola. Também investimos em ações de infraestrutura, pavimentando ruas do Centro e interior, investindo na eficiência energética, manutenção de estradas, extensão de redes de água, construção do trevo de acesso à Linha Görgen, na revitalização e construção de praças, nos programas de incentivo aos agricultores. Realizamos obras em todas as comunidades, algumas ainda em andamento. Investimos na saúde. Estamos concluindo o prédio do Centro de Múltiplo Uso, obra inacabada, há mais de 20 anos. Entregamos uma quadra poliesportiva à comunidade, outra obra inacabada há anos”, disse.

Questionada se vai concorrer à reeleição, Carla contou que está conversando com o vice Airton, com a família, amigos, colaboradores e comunidade. “Mais à frente, tomaremos juntos a melhor decisão”, disse.

 

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.