Conecte-se conosco

Cadernos

Prefeito de Presidente Lucena: “o município é hospitaleiro, organizado e em crescimento”

08/11/2019 - 15h00min

Para o prefeito Gilmar Führ, Presidente Lucena é um município hospitaleiro, organizado e que está crescendo de forma ordenada, com pessoas dedicadas, que se preocupam com o local onde vivem. Entre as conquistas mais importantes que ele destaca, desde que assumiu a chefia do Poder Executivo, estão: a instalação dos redutores de velocidade na estrada para São José do Hortêncio; a instalação da nova rede de água para abastecimento da rede da rua Oscar Willibaldo Medtler; a construção de ponte sobre o Arroio Michel, no Centro; a construção da ponte sobre o Arroio Veado, na localidade de Picada Schneider; a aquisição de veículos para todas as secretarias; implantação da leitura digital da água; e a entrega das contas de água nas residências. O prefeito diz que vê Presidente Lucena daqui a 20 anos como um município próspero, desenvolvido e organizado. Veja a entrevista com o prefeito de Presidente Lucena:

O Diário: Em que o município precisa melhorar?

Prefeito: Sempre tem o que melhorar, para ser mais eficiente e menos moroso e burocrático. Neste sentido, a atual Administração tem buscado medidas como a desburocratização e a adesão à Rede Simples, que facilita a abertura de novas empresas. Além disso, vários processos que antes eram físicos foram convertidos para digitais, como a folha de pagamento digital dos servidores. Medida esta que gera economia de papel e tempo. Também foi criado canal de relacionamento com os munícipes, através do WhatSapp, que tornou ainda mais fácil a interação da população com a prefeitura. Com certeza ainda há muito pra avançar, mas a Administração está fazendo a sua parte.

O Diário: O que o sr. destacaria de realizações nestes últimos meses?

Prefeito: Desde que assumimos a prefeitura temos trabalhado intensamente para oferecer melhores condições de vida à população. Ao longo do ano implantamos a pavimentação asfáltica de trecho da rua Alvino Roberto Hanauer, instalamos redutores de velocidade na estrada para São José do Hortêncio e na rua Pedro Heylmann, implantamos a folha de pagamento digital, ponto eletrônico em todos os setores, construção de ponte sobre o Arroio Michel no Centro e construção de ponte sobre o Arroio Veado na localidade de Picada Schneider, aquisição de trator agrícola e de veículos pra secretaria da Saúde e também para a secretária de Obras, aquisição de dois ônibus escolar, instalação de nova rede de água para abastecimento da rua Oscar Willibaldo Medtler (Rua da Volta).

O Diário: Qual o maior desafio à frente do Executivo?

Prefeito: Um dos maiores desafios é administrar um orçamento pequeno e conseguir atender aos anseios da população. As demandas são muitas e os recursos escassos diante do grande volume de demandas. A administração está comprometida em entregar mais um trecho de asfalto e solucionar o problema da água instalando uma nova caixa na localidade de Nova Vila e a perfuração de um poço na localidade de Morro do Pedro.

O Diário: De que forma a administração tem estimulado o desenvolvimento econômico? Há perspectivas de novas empresas?

Prefeito: A Administração possui, instituído por lei, programa de incentivo a instalação de novos empreendimentos e ampliação dos existentes. Esses incentivos têm sido determinantes para atrair novos investimentos. Várias novas empresas se instalaram no município ao longo dos últimos anos e a perspectiva é de que isso se mantenha.

O Diário: Observa-se o crescimento de loteamentos no município, a que o sr. atribui esse fator?

Prefeito: Acredito que isso possa ser respondido de forma bem simples, pois a meu ver o mesmo é consequência do resultado da procura e oferta. Por Presidente Lucena ser um município localizado estrategicamente e oferecer ótima qualidade de vida, cada vez mais as pessoas estão buscando se estabelecer aqui e com isso houve crescimento na procura de lotes e consequentemente ocorreu a instalação de novos loteamentos.

O Diário: O potencial turístico do município vem sendo bem explorado? A Feira do Produtor aos domingos, no Parque, tem dados os resultados esperados?

Prefeito: Tem grande potencial turístico, onde percebemos que já tem vários novos empreendimentos instalados na cidade, como cafés, tendas com produtos coloniais, restaurantes e Pizzarias.
Em relação a Feira do Produtor, os resultados estão sendo positivos, pois todo começo não é fácil. Aos poucos a feira está sendo conhecida e marcando espaço nesse Parque de Eventos tão bonito.

O Diário: Como tem sido a captação de recursos federais? Algum resultado importante no último semestre?

Prefeito: No último semestre tivemos a liberação de metade do valor de repasse federal da pavimentação do trecho da rua Alvino Roberto Hanauer e estão bem encaminhados mais dois recursos para pavimentação de mais três trechos de ruas do município. Além disso, tivemos no último semestre a liberação de verba na área da Saúde. A recente visita a Deputados Federais em Brasília mostrou-se frutífera e há a previsão de liberação de mais recursos federais em 2020.

O Diário: Queres deixar alguma mensagem à comunidade?

Prefeito: Primeiramente quero agradecer a confiança que a população vem depositando em mim, pois tenho recebido apoio e incentivo onde passo. Quero ainda lembrar que unidos somos mais fortes, assim, com a contribuição do povo lucenense podemos conquistar mais e deixar nossa cidade ainda melhor. Uma consciência coletiva, onde todos buscam colaborar fazendo a sua parte pode transformar nossa realidade, que já é boa, em algo extraordinário! Gestos como cordialidade, limpeza e organização já fazem de Presidente Lucena um local maravilhoso de viver. Não tenho medido esforços para fazer administração transparente e responsável, voltada para o desenvolvimento constante do município.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.