Conecte-se conosco

Cadernos

Casa: Projetos de iluminação valorizam a decoração da casa

14/03/2018 - 13h21min

Atualizada em 09/04/2018 - 17h55min

“A iluminação tem papel fundamental e essencial em uma decoração. É praticamente impossível se fazer a decoração interna de uma casa sem que se tenha um sistema de iluminação que valorize este trabalho.” A afirmação é do eletrotécnico da Sinosluz e consultor em iluminação, Djiovane Kauer. Segundo ele, o recomendado para a iluminação de uma residência é a conjugação de dois sistemas: geral e pontual, sendo a iluminação geral aquela que se usa uma ou mais luminárias em um ambiente e que emite luz em todas as direções de forma igual; enquanto a pontual é o tipo de iluminação que se usa spots, ou embutidos, que emitem luz em um único sentido.

Entre as tendências em iluminação para 2018, ele cita que hoje é bastante usual a utilização de lâmpadas tipo retrô transparentes, com filamento de carbono ou de led. “Estas lâmpadas não têm como função específica a iluminação apenas, mas sim contribuir com a decoração, gerando mais um elemento decorativo dentro de um contexto específico”, aponta. Segundo Djiovane, o led não é mais uma tendência, e sim uma realidade que veio para ficar e cada vez mais em escala maior.

Luminárias no estilo da casa

Ele aponta que uma iluminação insuficiente ou com tom de luz errado pode prejudicar a visão e, inclusive levar a depressão. “Em um comércio, um ambiente mal iluminado é prejudicial para as vendas. Para um produto chamar a atenção de um cliente ele precisa ser visto e, para isso, deve estar iluminado”, exemplifica.

Recomenda levar em consideração, na hora de fazer o projeto de iluminação, primeiramente se cercar de profissionais qualificados, tanto para projetar como para executar o trabalho, assim como escolher luminárias que combinem com o estilo da casa; pensar bem no tipo de forro que será utilizado no ambiente, para que se proporcione maiores possibilidades de iluminação; e ainda, sempre utilizar lâmpadas com tonalidade adequada para cada ambiente. Exemplo, luz quente para ambientes íntimos; luz morna ou fria em cozinhas, banheiros, lavanderia e garagem.

Iluminação contribui para criar “um clima especial” em cada ambiente

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.