Cadernos
Rota Romântica também é região de vinho
Vinho Weinhaus é fabricado em Boa Vista do Herval
Em Boa Vista do Herval, interior de Santa Maria do Herval, a família Morschel fabrica os vinhos da marca Weinhaus, também com linha de sucos. O endereço da vinícola é sugestivo: Rua das Videiras, 467. Lá, acontece a realização de um sonho, plantado há muitos anos com a primeira videira: a produção de vinhos leves e aromatizados.
Dessa forma, a Weinhaus oferece diversos tipos de vinho. Uma das opções é o tinto de mesa, feito com uva bordô e produzido nas variedades seco e suave. As duas variedades também valem para o vinho rosé, considerado o mais romântico. O vinho branco, leve e refrescante, pode ser da uva Niágara, seco ou suave, ou ainda com uva BRS Lorena.
A Weinhaus trabalha ainda com vinhos finos, também com uvas cultivadas no Teewald. São utilizadas as castas Cabernet Sauvignon e Merlot, ambos passando por processo de envelhecimento em pipas de carvalho francês e americano.
Por fim, existem os sucos Weinhaus, a “saúde engarrafada”, pois são 100% naturais, sem a adição de água, açúcar, corantes ou aromatizantes.
O contato pode ser feito pelos telefones (51) 99190-1521 ou (51) 99190-1460.
Produtores são premiados e reconhecidos em outros lugares
Embora seja tradicionalmente mais associados à região vizinha, de colonização italiana, o vinho também está presente nos municípios da Rota Romântica. A fabricação desta que é uma das bebidas mais antigas do mundo está presente em várias partes da região e se dá em diferentes escalas.
Em Ivoti, o cabeleireiro Vicente Antoniazzi ainda se lembra da época em que morava em Carazinho, quando esmagava uvas com os pés para ajudar o pai a fabricar vinho. Morando em Ivoti, ele passou a fabricar o vinho próprio em 2000, inicialmente era para consumo próprio.
Hoje, já com um aparelho elétrico para esmagar as uvas, Antoniazzi fabrica entre 700 e 1.000 litros por ano, produção destinada à família e amigos clientes. A uva é obtida de fornecedores da Serra Gaúcha. O restante do processo, que dura em torno de 45 dias, é feito em Ivoti, na casa de Antoniazzi, onde ele reservou uma peça para instalar as pipas de polipropileno e os demais equipamentos.
“Escolho o fornecedor pela variedade de uva a ser usada e também pela qualidade. Já fiz vinho de uva Isabel, francesa preta, Niágara branca e bordô. Neste ano fiz bordô e Niágara rosé”, explica o produtor. Segundo ele, por ter aroma e cor forte, o vinho da uva bordô é o preferido entre seus consumidores.
O contato pode ser feito pelo telefone (51) 99646-1140.
Vinho que é sucesso na Expointer
Vinhos fabricados na Rota Romântica são reconhecidos inclusive na Expointer, em Esteio. Incluindo a linha de sucos, o produtor Sérgio Adams comercializa vinhos no estande da agricultura familiar. O produto, fabricado a partir de uvas cultivadas pela própria família, em Linha Imperial, Nova Petrópolis, se destaca a ponto de ser utilizado pela maioria dos restaurantes que operam durante a Expointer no Parque Assis Brasil. Os Vinhos Adams são fabricados e vendidos na rua Berlim, 136, bairro Pousada da Neve.
Vinho de Canela premiado em Paris
De Morro Calçado, interior de Canela, os vinhos da marca Jolimont também são motivo de orgulho para a Rota Romântica. Em abril, o reserva Jolimont Récolte Secrète recebeu medalha de prata no concurso “Challenge International du Vin”, realizado em Paris.
A Vitivinícola Jolimont é uma das pioneiras no Estado na produção de vinhos finos e artesanais. Os 27 hectares cultivados estão a 830 metros de altitude. A produção inclui as variedades de uva Cabernet Sauvignon, Merlot, Moscato e Tannat. A Jolimont recebe visitantes mediante agendamento, que pode ser feito pela internet ou pelo telefone (54) 3227-6600.