Conecte-se conosco

Cadernos

Treinando o músculo da atenção através da Yoga

26/07/2018 - 14h42min

Sim, a atenção plena exige treino! Os instrumentos já temos: nosso corpo, nossa respiração, nossos sentidos, nossa mente, nossas emoções e sentimentos. A ciência da Yoga, a concentração no momento presente, também chamada de Mindfulness, constitui-se em um método, uma técnica para alcançarmos uma vida equilibrada, com saúde e alegria.

Como vamos nos preparar para as provas da vida? Como podemos lidar com a falta de concentração para realizar uma prova, por exemplo, com a impulsividade, a raiva, a insônia, a ansiedade, os medos? A ciência da YOGA vem, de uma forma prática, ajudar a estabelecer ritmos, uma rotina na nossa vida. Ela compreende a ciência do corpo, auxiliando na percepção e no cultivo de hábitos saudáveis. No equilíbrio entre atividade e descanso.

Compreende também uma engenharia mental, na atitude perante a vida. Na escolha do tipo de pensamento, que passa a ser mais positivo, otimista. É muito importante para as crianças, pois ativando essa atitude positiva desde pequeno, vou criando redes neurais mais abertas para esse tipo de pensamento.

Treino da concentração

E, claro, importante para o treino da concentração. A concentração nos ajuda a lidar com o mundo, a ter foco. Há muita dispersão, um excesso de informação. Muitas vezes, a mente fica com excesso de conteúdo, sem foco e direção.

Os objetivos da Yoga, então, são treinar a força de vontade, o autocontrole, o cultivo de hábitos bons e saudáveis. Seria ” afinar ” nosso instrumento (corpo/mente). Assim como uma orquestra que vai tocar afina seus instrumentos antes do uso, também nós podemos afinar corpo e mente, praticar a atenção plena/mindfulness. Atenção plena exige treino. Assim como praticar esportes ou tocar instrumentos!

E nunca é cedo demais para começar. Por isso, traga seu filho para experimentar uma aula de Yoga para Crianças no Estúdio Pilates Terapêutica!

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.