Conecte-se conosco

Cadernos

Aniversário Linha Nova: Um lugar que preserva suas origens

21/03/2018 - 16h11min

Atualizada em 10/04/2018 - 13h40min

Felipe Kuhn Braun, em seu livro História de Linha Nova – 1849/1945, cita que Linha Nova é o terceiro menor município (em número de habitantes) do Rio Grande do Sul, um lugar que tem uma história riquíssima, onde surgiu a primeira cervejaria do Estado e uma das primeiras do Brasil. Entre várias histórias locais, ele conta que nessa pequena localidade moravam alguns dos líderes dos Mucker (seita que surgiu na segunda metade do século XIX e foi dizimada pelo exército do Império). “Os habitantes dessa cidade respiram história; e, por incrível que pareça, não há lugar em nossa região colonizada por alemães, que seja tão rico em material ainda preservado como em Linha Nova”, escreve.

Na localidade encontram-se casas antigas onde ainda há baús trazidos pelos imigrantes, que guardam caixas de fotos antigas, passaportes, documentos e uma série de outros objetos que contam, por si só a história dos imigrantes alemães do século XIX e de seus descendentes do início do século XX.

A primeira cervejaria, o antigo salão de baile, o cemitério com as lápides antigas, as sepulturas onde repousam os imigrantes, a igreja evangélica com sua pequena torre, as casas enxaimel, tudo isso parou no tempo e manteve-se até os dias de hoje em uma comunidade que inacreditavelmente ainda preserva costumes de seus ancestrais e que se manteve unida durante décadas através da religião.

Chegada dos imigrantes marca início da história

A história de Linha Nova teve seu início com a chegada dos primeiros imigrantes alemães ao Brasil em 1824. Os fundadores foram colonos provenientes das ‘picadas’ antigas. Mais tarde, em 1845 e 1846, quando iniciou-se uma nova e poderosa fase na imigração no Brasil, estabeleceram-se em Linha Nova várias famílias e pessoas vindas da Renânia-Palatinado, especialmente do Hunsrück.

Linha Nova ou ‘Picada Nova’, Neuschneis, em alemão – era uma picada no sentido norte-sul, suavemente incrustada entre vales e serras, coberta de espessas matas, fazendo divisa ao norte com a Colônia de Nova Petrópolis, ao sul com a Colônia de São José do Hortêncio, a leste com a Colônia de Picada Café e a oeste com a Colônia de Picada Feliz, hoje município de Feliz. Os lotes se encontravam transversalmente à direita e esquerda da picada original, a qual se transformou na principal via da cidade hoje (rua Henrique Spier).

Os cervejeiros da Linha Nova

A primeira cervejaria do Rio Grande do Sul foi criada na Linha Nova, pelo imigrante Georg Heinrich Ritter. Ele também foi comerciante e se tornou uma liderança na comunidade. Foi na sua casa que viveu o Pastor Hunsche, nos primeiros três anos iniciais de trabalhos realizados na Linha Nova. Ritter é patriarca de uma enorme e conhecida família no Estado.
Seu filho também se tornou cervejeiro, no município de Porto Alegre, mas aprendeu o ofício com o pai, na Linha Nova. Vários descendentes também se dedicaram a essa área. Um de seus netos foi fundador da fábrica de geléias Ritter, que iniciou as atividades no ano de 1919.

À esquerda, a casa de Georg Heinrich Ritter e a direita sua cervejaria, na Linha Nova
Este casarão, construído em 1864, em Linha NovaRS – foi moradia e sede comercial de G. Heinrich Ritter. O pastor da comunidade, Heinrich W. Hunsche morou nesta casa, quando solteiro, até 1871

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.