Conecte-se conosco

Variedades

Casa: escolha a telha certa

17/02/2020 - 15h27min

O telhado é uma parte essencial da casa: ajuda a garantir a vedação, o conforto térmico e a própria proteção do imóvel. Consegue imaginar como uma residência sem telhas ficaria completamente vulnerável ao vento, à poeira e à chuva? Mas a verdade é que muitas pessoas ainda têm dificuldade em escolher o material mais adequado para cobrir seu lar, principalmente porque há diversas opções disponíveis no mercado, o que deixa o consumidor indeciso.

Segundo a engenheira civil, Eduarda Steffens, da Madeireira São José, alguns pontos para serem levados em consideração na hora de escolher o tipo de telha da sua residência são: temperatura da região, tipo de estrutura da residência, estética desejada, conforto térmico e durabilidade.”Há muita variedade de telhas, entre elas, temos as telhas cerâmicas, de concreto, fibrocimento, zinco e também as últimas tendencias do mercado: telhas Shingle e telhas ecológicas, de fibra vegetal”, aponta.

Os modelos de maior saída na região, de acordo com Eduarda, são as telhas cerâmicas e de concreto, para telhados convencionais, aparentes, e para as casas contemporâneas, o mais utilizado são as telhas de fibrocimento ou zinco. “Uma novidade que vem sendo utilizada, são as telhas ecologicamente corretas, produzidas com fibra vegetal, possuem um exclusivo sistema de encaixe, durável, com resistência térmica e mecânica, além de serem leves.”

Conforto térmico

Também chamadas de telhas de barro, os modelos de cerâmica são os mais tradicionais, sendo usadas em construções contemporâneas porque oferecem conforto térmico e boa vedaçãoEduarda cita, por exemplo, vantagem das telhas cerâmicas em comparação as de fibrocimento: “Uma das vantagens das telhas cerâmicas é seu desempenho térmico, trazendo conforto à residência. Já a vantagem das telhas de fibrocimento em relação as cerâmicas, é o peso do telhado, sendo mais leve, e também a facilidade de instalação.”

Converse com um profissional

Ouça a opinião de um arquiteto, já que um requisito básico para acertar na escolha do telhado é levar em consideração o estilo geral da construção. Não tenha medo de inovar na escolha das telhas. Hoje em dia existem materiais modernos que são bonitos, baratos e com altíssima resistência. Sendo assim, não hesite em abandonar os modelos tradicionais. Prefira telhas homologadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), assegurando-se de que o material tem alto padrão de qualidade e atende a determinadas exigências de segurança.

Quanto às cores do telhado, tenha em mente que tons mais escuros são mais fáceis de combinar, além de ajudarem a disfarçar a sujeira. Por outro lado, telhas claras são modernas, não absorvem tanto calor e refletem melhor o sol.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.