Variedades

Casa: papeis de parede, revestindo com bom gosto

11/03/2020 - 15h19min

Papel de parede cria ambiente aconchegante e bonito

O papel de parede tornou-se um revestimento sinônimo de bom gosto e modernidade. São bastante procurados por arquitetos, decoradores e designers por ser fácil e rápido de instalar, produzindo quase nenhum resíduo. Ele exige mão de obra especializada na sua instalação; é sempre bom contar com o trabalho de um profissional para que o resultado saia perfeito.
De fácil instalação, o papel de parede tem o poder de transformar instantaneamente um cômodo, deixando-o mais colorido ou elegante, com a vantagem de não deixar aquele cheiro de tinta que incomoda após a reforma.

Pouca gente sabe, mas o papel de parede é um tipo de revestimento muito eficiente no controle térmico da casa. Não exige muita manutenção: a maioria deles pode ser limpa com água e sabão sem acarretar perdas ao material. Papéis de parede texturizados podem acumular poeira e, por isso, é ideal que sejam limpos regularmente. O importante é não deixar o revestimento molhado por muito tempo, para que ele não solte da parede ou absorva água e acabe mofando.

“Papeis de parede ficam bem em diversos ambientes da casa, seja em quartos, salas, lavabos e corretores”, aponta Daniel Valadares, diretor comercial da Decor haus – Soluções em Acabamentos. Além disso, criam um ambiente singular também em comércios.

Manutenção prática

Segundo Daniel, a maioria dos papeis de parede são vinilizados e fáceis de limpar, bastando um pano umedecido. Ele observa que existem tendências de cores que o produto é mais procurado, sendo as atuais o azul matone e, os mais clássicos, como arabescos e floreados. Há também temas infantis e formas geométricas, entre outros. “Varia muito de acordo com a coleção, e o gosto do cliente, o estilo da casa, se mais clássica ou moderna”, aponta. Geralmente papeis de parede são vendidos em rolos de aproximadamente cinco metros quadrados e o preço varia de acordo com a espessura. Considerando que exigem cuidados na hora da aplicação, Daniel recomenda que a mão de obra seja especializada.

Copyright© 2020 - Grupo o Diário