Conecte-se conosco

Variedades

Casa: tapetes, beleza e versatilidade

17/02/2020 - 15h18min

Independente do tamanho do cômodo, o uso de tapetes é sempre bem-vindo

Considerados extremamente versáteis na decoração, os tapetes são sempre bem-vindos na hora de decorar um ambiente. São muitas as funções atribuídas aos tapetes: eles podem separar ambientes, deixá-los mais acolhedor, esconder algum defeito no piso, além de proteger de riscos causados por móveis ou sapatos. É muito comum que em países de invernos mais prolongados seu uso seja constante, uma vez que esse artigo além de aquecer o ambiente, deixao espaço com muito mais personalidade. Existem, também, inúmeras opções voltadas aos países tropicais, permitindo que mesmo em pleno verão sua sala fique estilosa.

Quem resiste a uma decoração cheia de personalidade? Os vários tipos de tapetes permitem que possamos renovar um ambiente com uma simples troca das peças decorativas. O hábito de decorar a casa com tapetes é mais antigo do que possamos imaginar. Vários povos ao redor do mundo mantém essa tradição ao longo da história. Eles são símbolos culturais e representam personalidades diferentes que vão do luxo ao despojado.

Historicamente, eles são criações milenares e passam por modificações a depender dos seus significados, uso e aplicações. Há documentos que demonstram a existência de tapetes entre os anos de 244 – 641 a.C feitos por povos persas.

Estonados em alta

Conferindo modernidade às tendências do passado, o termo vintage vem agregando muitos seguidores, com peças antigas e charmosas que fazem toda a diferença onde estão. Não podia ser diferente na decoração e no uso dos tapetes nos ambientes. Os tapetes são algumas das peças mais exploradas, já que o efeito estonado é prático e versátil, e está em alta na decoração. De acordo com a equipe da Latina Haus, os modelos seguem a tendência Stone Washed (lavagem sobre pedra, em uma tradução literal), uma técnica muito utilizada na moda, especialmente na confecção de jeans.

Os tapetes ornam com praticamente todos os tipos de pisos

Um tom moderno ao ambiente

O processo, que dá um ar “gasto” aos tons da peça, também requer tingimento, lavagem e raspagem. Com um apelo fashion, essas peças permitem uma infinidade de combinações e levam um tom moderno ao ambiente. Eles podem aparecer na forma degradê, manchado ou ter várias cores diferentes em uma única peça.

Por chamar bastante atenção, especialmente os mais coloridos, o tapete estonado fica bem em uma decoração onde predominem as cores cinza, grafite e preto. Para espaços mais amplos e claros, a dica é optar pelos tapetes em tons mais escuros. Se o espaço for um pouco menor, o ideal é apostar nas peças mais claras, que ajudam a ampliar o cômodo. Os modelos mais conhecidos de tapetes estonados são os confeccionados em patchwork, vindos de países como Irã e Turquia.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.