Variedades
Choro das Gurias destaca sonoridade instrumental feminina no Chapéu Acústico
Durante o mês de março, o protagonismo feminino é a marca registrada do Projeto Chapéu Acústico, da Biblioteca Pública do Estado (rua Riachuelo, 1190). A atração desta terça-feira, às 19h, no Salão Mourisco, é o Choro das Gurias. O acesso se dá mediante contribuição espontânea ou entrada franca.
Ocupando um espaço cada vez mais destacado na cena cultural de Porto Alegre, o Choro das Gurias traz como grande diferencial a sonoridade das mulheres gaúchas na música instrumental. Composto por Julia Lorenz, no bandolim; Júlia Valentini, no violão; Juliana Rosenthal, no cavaquinho; Natália Santos, no pandeiro; Stefania Colombo, na flauta transversa; e Victória Gautto, no clarinete, a formação camerística de choro conta com arranjos de Elias Barboza e das próprias integrantes.
Todas as terças-feiras
Com produção de Marcos Monteiro, o Projeto Chapéu Acústico ocorre todas as terças-feiras, na Biblioteca Pública do Estado, sem cobrança de ingresso. A contribuição é feita no chapéu, como ocorrem nas performances de rua e de forma espontânea. A programação especial do mês da mulher teve início no último dia 3, com Raquel Leão e segue no dia 17, com Gabriela Lery; Aretha Lima, dia 24, e Glau Barros, com o show “As Damas do Samba”, no dia 31.
Enaltecer a produção artística feminina é o objetivo da 4ª edição da Semana da Mulher do Teatro de Arena (altos do viaduto da Borges de Medeiros, que reúne mais de 30 artistas, em ações até o próximo sábado. Com ingresso popular, as atrações de hoje começam às 20h. São elas: Blanca Queiroga, Regional de Choro & Samba, Valéria Barcellos, Mulheres do Samba Sul e Tributo Elis Regina – Camila Lopez e O Arrastão. Ainda está prevista uma roda de conversa mediada por Isabel Nogueira.
Fonte: Correio do Povo