Cadernos
Dois Irmãos – 65 Anos: conteúdo deste ano chama o leitor para ajudar a contar nossa história
Especial da Emancipação tem fio condutor: Dois Irmãos no coração
Por Mauri M.ToniDandel*
*Colaborou Nicole Pandolfo
Dois Irmãos – A cada ano, sempre no dia 10/9, publicamos um Especial sobre a Emancipação de Dois Irmãos – que neste ano completa 65 anos. Este, diferente de anos anteriores, será documentado no papel e em plataformas da internet. E, também, diferente de outros cadernos destes – feitos pelo Diário desde 1999 – não é um Especial que quer documentar (humildemente) alguns fatos para torna-los acessíveis ao futuro, fazendo este link com a história. Um dos objetivos desta edição do Especial de Emancipação é chamar o público para trazer informações a fim de registrar novos capítulos que ajudem, com muita humildade, a documentar um pouco mais da nossa história.
Por exemplo, neste editorial, estamos publicando a imagem de algum evento histórico do passado, que, ao que tudo indica, foi na Sociedade Atiradores. Mas, era qual festa e para qual clube da cidade?
Então, quem tiver estas informações pode compartilhar com a gente e ajudar a descobrir um pouco mais deste capítulo da bela história de Dois Irmãos – para quem sabe, no futuro próximo, a gente conseguir documentar estes e outros eventos da querida Baumschneis?
Da mesma forma, sobre o S.C. Brazil, a matéria é menos importante do que o fato das pessoas lerem e encontrarem algum recorte da história ou fotos de seus ancestrais que ajudem a contar um pouco mais desde passado glorioso.
FIO CONDUTOR
Ao longo dos últimos mês, muitas pessoas “das antigas” foram sendo entrevistadas, entre moradores mais antigos, empresários, comerciantes e líderes comunitárias. Mas, além destas entrevistas históricas, o Especial deste ano está abrindo espaço para “os mais novos” escreverem artigos ou textos sobre algo marcante de Dois Irmãos. Em comum, está o “fio condutor” que interliga as histórias do passado e do presente, entre os que ajudaram a construir a história e os que estão ajudando a escrever um pouco mais da história do município.
Outra seção do caderno é o espaço para fotos antigas, com contextualização a fim de ajudar a documentar nossa históri, como a descoberta de um livro-ata da fundação de um time de futebol com mais de 100 anos, fundado nos tempos em que Grêmio e Inter foram fundados, ou seja, Dois Irmãos muda um pouquinho sua história, com um tijolinho a mais nesta construção histórica!
DONA EDI
Entre os entrevistados, personagens que dedicaram a maior parte da sua vida em prol da comunidade, como a querida Dona Edi que desde cedo entendeu que seu propósito era ajudar os outros ou as irmãs do Imaculado Coração de Maria que guiam os pequenos através do afeto e dos ensinamentos da fé.
Rodolpho e Jacintho, os dois relojoeiros, simbolizam a passagem do tempo em Dois Irmãos. Eles acompanharam o desenvolvimento da cidade enquanto empreendiam corajosamente em uma nova terra em épocas diferentes, mas com desafios muito parecidos.
Por fim, uma pena que a cada fechamento de caderno como este, a gente já fica “sentido” por não ter conseguido inserir muitos outros conteúdos e fotografias, que, automaticamente, ficam para a edição do ano seguinte. A boa notícia é que a internet nos proporcionou algo diferente, que a finitude de um caderno impresso não tem fim nas plataformas digitais e no site do Diário você encontrará muito mais fotos antigas para ver e consultar sempre que precisar – apenas com um clique.
VOCÊ CONHECE ALGUÉM NESTA FOTO?