Variedades
Erva-mate pode ajudar a emagrecer, afirma pesquisa norte-americana
Um estudo da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, mostrou que a cafeína presente na erva-mate ajuda a emagrecer. Testes feitos em ratos de laboratório mostraram que, ao final de 28 dias, a perda de peso chegou a 16%, e a de gordura (tecido adiposo), 22%.
Os animais receberam, diariamente, doses equivalentes ao que os seres humanos consomem em quatro xícaras de café. A conclusão foi publicada em um artigo deste mês na publicação científica Journal of Functional Foods, e pode ser acessado na íntegra (em inglês) AQUI.
Segundo a pesquisa, uma xícara de café contém aproximadamente 30 a 300 miligramas (mg) de cafeína, e uma xícara de chá, de 15 a 60 mg da substância. Os pesquisadores também afirmam que, consumida em quantidades abaixo de 400 mg por dia, a cafeína não apresenta efeitos adversos na saúde humana.
O objetivo do estudo foi determinar se a cafeína presente na erva-mate poderia ser considerada um agente anti-obesidade. Com o objetivo cumprido, os pesquisadores orientam que próximos estudos poderão determinar de que forma ocorre a síntese da substância dentro do organismo.
Fonte: G1 RS