Conecte-se conosco

Variedades

Especialista alerta para importância de cuidados com a pele no outono

27/03/2023 - 17h12min

Brasil – Após o verão com seu sol forte e calor, que exigem a utilização abundante de filtro solar, o outono chega trazendo temperaturas mais amenas. No entanto, não se deve negligenciar os cuidados com a pele nesta estação do ano. O presidente da Sociedade Brasileira de Dermatologia do Rio de Janeiro, Antonio D’Acri, fez este alerta nesta segunda-feira (27), destacando que a pele tende a ficar mais seca no outono devido à diminuição da transpiração.

Para manter a pele limpa e saudável nesta estação, o dermatologista recomenda uma limpeza mais delicada, evitando lavar o rosto mais de duas vezes por dia, já que isso pode ressecar ainda mais a pele. Também é importante evitar banhos quentes e prolongados e optar por banhos mais breves com água fria ou morna e sabonetes que não ressequem a pele.

Antonio D’Acri destaca que os banhos quentes podem favorecer o aparecimento de estrias e provocar coceiras, especialmente nas pernas, podendo ocasionar o surgimento de uma erisipela, irritando bastante a pele. Ele aconselha a não exagerar no banho quente.

A hidratação é fundamental no outono, não apenas na ingestão de líquidos, mas também no uso de cremes hidratantes adequados para o tipo de pele de cada pessoa, evitando produtos gordurosos e com cheiros fortes. Antonio D’Acri salienta que o uso de hidratantes previne doenças, como dermatoses, e é um bom investimento para a saúde.

O uso do protetor solar deve continuar no outono, principalmente para aqueles que trabalham expostos ao sol ou dirigem durante o dia por várias horas, evitando a exposição solar sem cuidados, especialmente no horário do meio-dia. Antonio D’Acri recomenda o uso diário de protetor solar no rosto e nas áreas expostas do corpo, bem como o uso de protetor labial para evitar os efeitos do tempo seco.

Na terceira idade, a hidratação adequada também é muito importante, já que a pele tende a ficar mais seca e coçar. Deve-se evitar o uso de sabonetes que ressequem a pele, preferindo aqueles com fórmulas hidratantes. Além disso, recomenda-se uma visita anual ao dermatologista para avaliação dos sinais e manchas, evitando um possível câncer de pele.

Antonio D’Acri destaca que os cuidados com a pele devem começar desde a adolescência, pois a maioria do desgaste da pele pelo sol ocorre até os 18 anos. Portanto, é importante iniciar os cuidados de fotoproteção e orientação nesta fase da vida. As crianças devem ser orientadas a evitar exposição solar intensa nos dias mais quentes, e mesmo no outono, a exposição ao sol entre 10h e 15h deve ser moderada, preferencialmente com o uso de filtro solar.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.