Conecte-se conosco

Variedades

Exposições femininas ganham destaque nesta terça em Porto Alegre

14/10/2019 - 17h51min

Artistas femininas ganham destaque nesta na agenda cultural de Porto Alegre nesta semana. Adriana Giora expõe instalação em cerâmica branca, em “No Limiar do Jardim”, que abre nesta terça-feira, das 18h às 21h, no Margs (Praça da Alfândega, s/n°). André Venzon assina a curadoria da mostra, em cartaz até 8 de dezembro, com visitação sempre de terças a domingos, das 10h às 19h.

A obra de grandes proporções, com peças suspensas em cerâmica ocupará a Sala Oscar Boeira e representa um jardim imaginário. Nela estão presentes métodos artesanais e recursos tecnológicos, em uma produção que mescla o primitivo e o contemporâneo. A artista e ceramista estudou escultura e cerâmica com Adma Corá, Tânia Resmini, Ítalo Giora, entre outros; e história da arte, com Edgardo Giora e Maria Helena Bernardes.

Natural de Salto, no Uruguai, a artista foi vice-presidente da Associação de Artes Plásticas do RS. No dia 15 de novembro, às 17h, ela participará de uma conversa com o público, no auditório do museu, junto com o curador. E às 18h30min lançará o catálogo.

Potência artístico-conceitual do feminino

O Farol Santander (Sete de setembro, 1038) abre, também na terça-feira, “Estratégias do Feminino”, que até o dia 22 de dezembro traz uma seleção de 95 obras produzidas por 53 mulheres brasileiras, do início do século XX até os dias atuais. São trabalhos que impactam por sua potência artístico-conceitual e que – seja por negação, contestação, desconstrução, ressignificação, autorrepresentação, deformação, alegoria ou humor – problematizam as constituições, condições e culturas do “feminino”.

A exposição é constituída por cinco núcleos: “No Calor da Luta”; “A Casa e a Rua”; “Dobras e Costura”, “Diários e Listas” e “O Corpo que Habito”. As obras foram agrupadas a partir da identificação de estratégias que se impõem como procedimentos de enfrentamento dos espaços e lugares que foram reservados às mulheres – inclusive na história da arte – e que têm limitado suas ações na vida pública, no trabalho, na cultura, nos padrões de beleza e no exercício pleno de suas cidadanias. A curadoria é assinada conjuntamente por Helena Severo, Daniela Thomas, Fabrícia Jordão e Rita Sepúlveda de Faria.

Fonte: Correio do Povo

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.