Variedades
Gramado recebe shows gratuitos de jazz e blues neste final de semana
A Serra gaúcha recebe, nesta sexta-feira e sábado, a primeira edição do Gramado Jazz & Blues Festival. Artistas locais e nacionais se reunirão na Rua Coberta para shows gratuitos, além de se apresentarem em diferentes pontos da cidade e no Wish Serrano Gramado.
Segundo o curador do festival, Bruno Melo, o evento é uma oportunidade para as pessoas conhecerem estes dois estilos que, ainda, não são muito difundidos no grande público. “É o momento destes estilos ganharem novos ouvintes e apreciadores. Queremos que as pessoas ouçam e tenham vontade de conhecer mais e mais destes estilos e dos artistas”, afirmou Melo.
Mulheres do jazz & blues
Outro ponto importante da curadoria foi buscar nomes de artistas mulheres para agregarem ao festival. “O homem sempre esteve presente neste cenário. Então, essa vontade de inserir mulheres artistas na programação já era um sonho antigo meu. E teremos presenças muito fortes e importantes no festival, o que nos deixa muito felizes”, completou Bruno.
Entre os nomes na programação do 1º Gramado Jazz & Blues Festival está Bibí Blue. “O papel da mulher dentro do cenário musical tem muita representatividade, mas ainda escasso. Por incrível que pareça, ainda sofremos muito preconceito porque é um ambiente muito masculino”, afirmou Bibí.
Para ela, o festival está mudando esta história. “Eu fiquei muito feliz com o convite porque vi que o festival tem mulheres se apresentando no palco principal e em outros pontos da cidade”, comentou.
Entre os locais de Gramado que receberão as atrações estão a Rua Coberta, que será o palco principal do evento, a Praça das Etnias, Praça Major Nicoletti, Lago Negro, Museu do Trem e Largo da Borges. As apresentações noturnas ocorrerão no Maggiore Lounge e Bar do Wish Serrano Gramado.
Masterclasses
O Gramado Jazz & Blues Festival também irá promover masterclasses para quem quiser aprender e trocar ideias com os músicos. Na sexta, 26, a partir das 16h, o público terá um encontro com o pianista Amilton Godoy, do renomado Zimbo Trio, formado na década de 60 e que é um dos mais relevantes grupos da música brasileira.
No dia 27, o encarregado de comandar a conversa será o multi-instrumentista, arranjador, compositor, produtor e professor de música James Liberato. Dono de uma trajetória de mais de 25 na música, sobretudo no jazz e na música instrumental, Liberato tem diversos trabalhos e premiações importantes.
Confira a programação
Sexta-feira, 26
Pocket Shows
11h – Best Dream – Praça Major Nicoletti – (Av. Borges De Medeiros, S/Nº)
12h30min – Como Vem Duetto – Divino – (Av. Borges De Medeiros, 2659)
14h – Rodrigo Bittelbrunn e Ianaê Régia – Museu Hugo Daros – (R. São Pedro, 347)
15h30 – Flávio Trino Trio – Largo Da Borges – (Av. Borges De Medeiros, 2727)
16h – Quarteto New Orleans – Nonno Mio – (Av. Borges de Medeiros, 2070)
Masterclass
16h – Amilton Godoy – (Centro Municipal de Cultura)
Palco – Rua Coberta
17h – Melina Vaz Quarteto (RS)
18h – Cerimônia de abertura
18h30 – Pedro Veríssimo e Marmota (RS)
19h30 – Amilton Godoy Trio (Zimbo Trio) (SP)
Wish Serrano
21h30 – Nicola Spolidoro Quarteto (RS)
22h30 – (jam session)
Sábado, 27
Pocket Shows
11h – Mari Kerber & Ale Ravanello – Praça Das Etnias – (Av. Borges De Medeiros, 1848)
12h30 – Mamma Doo – Quintanilha – (Av. Borges De Medeiros, 1595)
14h – Hard Blues Trio – Lago Negro – (R. A. J. Renner, S/Nº)
15h30 – Big Bill Blues – Cantina Pastasciutta – (Av. Borges De Medeiros, 2083)
16h – Quarteto New Orleans – Rasen Platz BierPark – (Rua Coberta – Madre Verônica, 50)
Masterclass
16h – James Liberato – (Centro Municipal de Cultura)
Palco – Rua Coberta
17h – Bíbi Jazz Band (RS)
18h30 – Hique Gomez & Dúnia Elias (RS)
19h30 – Luciano Leães & The Big Chiefs (RS)
Wish Serrano
21h30 – Andy Serrano Jazz Aces (RS)
22h30 – Jam session