Variedades

Inmetro pede atenção na compra de produtos para a Páscoa

05/04/2023 - 17h02min

Brasil – O diretor de Metrologia Legal do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), Marcelo Moraes, forneceu algumas orientações de segurança para os consumidores que fazem compras na Páscoa. No que diz respeito às medições, Moraes alertou para o peso de produtos já embalados, como ovos de chocolate e peixes congelados.

Segundo ele, os consumidores devem observar a indicação do peso líquido do produto que estão comprando e verificar se o peso está indicado corretamente. O peso líquido é a quantidade do produto que o consumidor está levando, e o número apresentado nos ovos de Páscoa serve apenas como referência para o fabricante. Cada marca adota uma escala de tamanho diferente, então é importante se atentar ao peso líquido que está indicado na embalagem.

Moraes enfatizou que o consumidor deve entrar em contato com a Ouvidoria do Inmetro caso tenha dúvidas a respeito do peso líquido do ovo ou qualquer outra irregularidade na embalagem. Para produtos congelados pré-embalados, como o bacalhau, é importante verificar se o peso líquido está claramente indicado na embalagem, descontando-se o peso da embalagem e a camada de glaciamento.

Brinquedos 

Em relação a brinquedos dentro do ovo de chocolate, a embalagem deve conter informações sobre a faixa etária para a qual o brinquedo é destinado ao selo do Inmetro.

De acordo com o Inmetro, nunca deve ser oferecido um brinquedo para crianças que estejam na faixa etária inferior à recomendada pelo fornecedor. “São pontos que dependem do consumidor”, destacou Moraes. O Inmetro certifica o brinquedo para uma determinada faixa etária. Um brinquedo para uma criança maior pode não ser seguro para outra faixa menor, como bebês, por exemplo.

É preciso estar alerta ainda para embalagens e acessórios. Pais e responsáveis devem ter cuidado na hora de passar para as crianças embalagens dos ovos de Páscoa, pois podem oferecer riscos através de arames, grampos, barbantes, cordões, sacos plásticos. O objetivo é evitar a possibilidade de ferimentos.

Sair da versão mobile