Conecte-se conosco

Variedades

Ministério cobra posicionamento da liga espanhola sobre Vini Jr

22/05/2023 - 16h01min

Anielle Franco disse ter acionado Ministério Público espanhol

A ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, expressou sua indignação e anunciou que entrará em contato com autoridades espanholas para requerer ações efetivas contra o racismo emocionado contra o jogador brasileiro Vini Jr, do Real Madrid. Durante uma partida contra o Valência, no último domingo, Vini Jr foi alvo de insultos racistas e ouviu gritos de “macaco” vindos da torcida adversária. Além disso, ele foi o único jogador expulso após uma confusão com os jogadores do Valência.

Anielle Franco manifestou sua solidariedade ao jogador e destacou a importância de enfrentar o racismo de maneira conjunta. Ela informou que entrará em contato com as autoridades espanholas para acompanhar como investigar sobre o caso e exigir medidas efetivas em relação aos incidentes racistas que ocorreram há muito tempo no campeonato espanhol, conhecido como La Liga.

A ministra destacou que a atitude da La Liga em relação a esses casos tem sido insatisfatória e que é inaceitável culpar Vini Jr pelos insultos racistas que sofreram. Ela enfatizou a necessidade de ações concretas, além de notas de repúdio, e anunciou que notificará as autoridades espanholas, por meio do Ministério Público, para que investiguem a La Liga e outros casos semelhantes. Anielle Franco espera também uma posição direta do governo espanhol nesse assunto.

Ela destacou o histórico de casos de racismo na La Liga e garantiu a importância de responsabilizar aqueles que praticam tais atos discriminatórios. A ministra está determinada a enfrentar o racismo no futebol e buscar justiça para Vini Jr, assim como para todos os jogadores que sofrem com esse tipo de violência.

A atitude de Anielle Franco reflete a necessidade de combater o racismo no esporte e em todas as esferas da sociedade. Por meio de suas ações, ela buscou as autoridades espanholas e a liga de futebol para tomarem medidas efetivas para prevenir e punir casos de racismo, promovendo um ambiente inclusivo e igualitário no esporte.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.