Conecte-se conosco

Variedades

Motor e Cia: Strada 2021 rompe com Palio para parecer Toro

19/03/2020 - 17h00min

Atualizada em 19/03/2020 - 17h31min

(Créditos: divulgação)

Com chegada prevista para o mês de abril, o modelo 2021 da Fiat Strada marcará uma transição definitiva na história picape: ela romperá definitivamente a influência do Palio e se aproximará consideravelmente da Toro.

Fotos que vem sendo divulgadas pela fabricante italiana demonstram e confirmam essa transformação. Principalmente a imagem mais recente, que mostra o ângulo traseiro do lançamento. E aí que a inspiração na Toro está mais perceptível.

Obviamente, o porte da Strada seguirá diferente da Toro. Mas vamos às semelhanças, a começar pelas lanternas traseiras. Especialistas estão considerando esse o item de maior semelhança entre as duas picapes. Outro ponto que traz lembranças da Toro é o para-lama em estilo quadrado.

A traseira da Strada 2021 também é mais achatada, assim como da Toro. No entanto, a tampa traseira abre verticalmente, enquanto que na Toro essa abertura se dá duplamente para os lados.

Mas a inspiração da Strada do ano que vem vai muito além da Toro. As portas têm influência do Mobi e o para-brisa e a plataforma têm semelhanças com a Fiorino e o Uno. Outra semelhança com o Mobi está em uma saída de ar nas laterais dianteiras, criando ótima harmonia com o vinco das portas.

Demais características

A versão básica da Strada 2021 será mantida com motor 1.4 Fire flex de 88 cavalos, com direção hidráulica (veja na página seguinte). Já as versões superiores terão motor 1.3 Firefley (o mesmo do Argo e do Cronos), com 109 cavalos e direção elétrica. É o caso da versão Volcano, que consta nas imagens já divulgadas pela Fiat.

Mesmo assim, as versões superiores do modelo 2021 ficarão abaixo da potência da Strada Advebture 2020, que tem motor 1.8 e 132 cavalos. Por outro lado, haverá mais economia de combustível e ganho de torque nas baixas rotações.

As versões do modelo 2021 terão câmbio manual de cinco marchas.

Mantida a versão para empresas

Mesmo com os avanços nas versões 2021, a Fiat manterá no mercado a versão Working, com cabine simples e motor 1.4 Fire flex, de 88 cavalos. A estratégia visa o público de frotistas, já que o custo de manutenção é inferior, especialmente por causa do motor Fire. Enquanto isso, as opções da nova geração terão acabamento mais refinado e com dimensões maiores, o que elevará os preços.

É uma estratégia que já funcionou, e muito bem, para modelos da Fiat. Um exemplo é o Palio, cujo lançamento de modelos mais avançados não tiraram do mercado a versão Fire, vendida em alto volume para empresas e frotistas.

Também é possível que a Strada Working tenha o para-choque completamente preto, rodas de aço e ausência de pintura nas maçanetas e retrovisores.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.