Conecte-se conosco

Variedades

Punição após insultos racistas a Vinicius Jr.: Um passo em direção à justiça contra o racismo no futebol

23/05/2023 - 11h27min

No último domingo (21), o jogador Vinicius Jr. foi alvo de insultos racistas durante uma partida na Espanha, o que gerou uma onda de indignação. Em resposta a esse incidente, a polícia espanhola deteve sete pessoas suspeitas de crimes de injúria racial e ódio contra o jogador brasileiro.

Pela manhã, a Polícia Nacional da Espanha anunciou a prisão de quatro criminosos ligados ao caso do boneco enforcado que representava Vinicius Jr. presos como autores dos insultos racistas direcionados ao jogador durante uma partida contra o Real Madrid no domingo.

Boneco enforcado

O boneco enforcado, que tinha uma camisa do Real Madrid com o número 20, vestido por Vinicius Jr., e uma faixa com a inscrição “Madrid odeia o Real”, resultou em uma investigação por injúria racial. A polícia informou que três dos detidos são membros da torcida organizada Frente Atlética, associada ao Atlético de Madrid. Todos os suspeitos são espanhóis e têm entre 19 e 24 anos, sendo que um deles já tinha antecedentes criminais por lesão corporal.

Imagem da faixa com boneco com camiseta de Vinicius Jr. em Madri — Foto: @JanaDahoui

Presos por insultos raciais no domingo

Em relação aos insultos raciais proferidos no jogo de domingo, a Polícia Nacional também prendeu três jovens torcedores do Valencia. O clube colabora com as autoridades e está empenhado em eliminar o racismo em seu estádio, buscando identificar mais pessoas envolvidas nesse comportamento condenável. O Valencia reiterou sua simbólica ao racismo e à violência em todas as formas, afirmando que tomará medidas rigorosas, inclusive banindo permanentemente os infratores de seu estádio.

Durante a partida, Vinicius Jr. indicou para os torcedores que o insultaram, levando a uma pausa de 10 minutos no jogo. Posteriormente, ele se envolveu em uma briga com jogadores do Valencia, resultando em sua expulsão no segundo tempo. O Real Madrid acabou perdendo o jogo por 1 a 0.

Esses incidentes evidenciam a persistência do racismo no futebol e a necessidade de ações concretas para combatê-lo. É respeitado que medidas diversas sejam aplicadas contra os responsáveis ​​por atos racistas, tanto dentro quanto fora dos estádios, e que se promova uma cultura de respeito e igualdade no esporte. Além disso, é fundamental que clubes, torcedores e autoridades se unam na luta contra o racismo, visando criar um ambiente inclusivo e livre de discriminação racial. Somente assim o futebol poderá cumprir seu potencial como uma ferramenta de união e celebração da diversidade.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.