Conecte-se conosco

Variedades

Recorte de acervo do Margs destaca a arte de mulheres

23/12/2019 - 14h00min

Atualizada em 23/12/2019 - 16h30min

Exposição dedicada às artistas mulheres presentes no acervo do Margs pode ser conferida, na galeria Iberê Camargo e na sala Oscar Boeira do museu. O título “Gostem ou não”, dado pelo projeto Mulheres nos Acervos, é baseado em uma afirmação feita pela pintora Alice Brueggemann (1917-2001) ao Correio do Povo em 1964: “Se gostam ou não do que faço não me interessa”. Nesta ocasião, Alice já era uma artista de trajetória consolidada, mas mesmo assim era frequentemente indagada sobre as escolhas de sua pesquisa.

O grupo Mulheres nos Acervos, formado por Cristina Barros, Marina Roncatto, Mel Ferrari e Nina Sanmartin, alunas ou egressas do curso de graduação em História da Arte do Instituto de Artes da Ufrgs, foi convidadas a desenvolver uma proposição curatorial-expositiva para o Margs.

A partir da análise feita sobre o acervo do Margs, o grupo selecionou obras e artistas de valor artístico e histórico e que consolidaram suas carreiras através de instâncias de legitimação ou autolegitimação em diferentes períodos da história da arte. A mostra traz a público obras do acervo artístico nunca expostas, como “Projectio I” (1984), de Regina Silveira, e “Atlas do Céu Azul” (2008), de Marina Camargo, e também aquisições recentes de artistas como Christina Balbão, Alice Brueggemann e Maria Lídia Magliani.

A simultaneidade da exposição do projeto Mulheres no Acervo e da individual de Mariza Carpes, nas salas expositivas do segundo pavimento, foram pensadas pela direção com a intenção de criar um contexto preliminar para a chegada da 12ª Bienal do Mercosul, que a seguir, entre abril e julho de 2020, e ocupará todo o Margs com uma edição voltada às relações entre arte e feminismo.

O museu procura oferecer, por meio de sua programação artística, um ambiente preparatório para momento em que o museu prosseguirá sendo palco de debates e experiências sobre a produção de artistas mulheres. Visitação de terças a domingos, das 10h às 19h. Mais detalhes podem ser obtidos na página do Museu de Arte do RS.

Fonte: Correio do Povo

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.