Conecte-se conosco

Cadernos

Setor primário de Santa Maria do Herval cresce ano após ano; avicultura representa mais da metade

17/05/2021 - 10h42min

Aos 22 anos, Suelen Michel é uma das empreendedoras na avicultura, administrando dois aviários no bairro Amizade, sucedendo seu avô Rudi e seu pai Vanderlei na profissão. (FOTO: Cleiton Zimer / arquivo)

Por Cleiton Zimer

Santa Maria do Herval – O setor primário do município está se fortalecendo e se desenvolvendo cada vez mais, crescendo ano após ano. Metade da arrecadação de Santa Maria do Herval provém desse meio, dando considerável retorno no valor adicionado para o cálculo do ICMS. De acordo com o secretário de Agricultura, Jaime Morschel, dessa metade, 60% provém da avicultura. A criação de frangos para corte e postura também reflete em outros segmentos, como a plantação de milho que, hoje, está em estimados dois mil hectares plantados no município.

Jaime Morschel, secretário de Agricultura

A tecnologia proporciona facilidades na produção. Aos agricultores que não dispõem de maquinário, o poder público auxilia através da preparação das terras, como enterro de pedras, drenagens, tornado as lavouras cada vez mais propícias aos tratores que substituem o trabalho manual. Também há participação no plantio e colheita.

Nos últimos meses, o setor da avicultura está está sendo impactado pela alta nos preços, o que tem freado seu desenvolvimento diante do que se projetava. Jaime explica que a Prefeitura incentiva a implantação de novos aviários, projetando de quatro a cinco novos empreendimentos ao ano. Porém, com a alta dos materiais de construção, principalmente as ferragens, o preço de um aviário passou de R$ 600 mil para mais de R$ 750 mil, o que levou os moradores a repensarem o investimento. Mesmo assim, Jaime acredita na força do setor, estimando potencial crescimento no futuro.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.