Variedades

SpaceX adia lançamento do Starship, o foguete mais poderoso da história

17/04/2023 - 16h10min

Starship totalmente empilhada nesta segunda-feira — Foto: Spacex/ Divulgação

A SpaceX, empresa de Elon Musk, empreendedor bilionário, adiou o primeiro voo orbital da nave Starship, o veículo espacial mais poderoso da história em termos de capacidade de transporte de pessoas e cargas. O lançamento, que seria um teste sem tripulação, estava programado para ocorrer nesta segunda-feira (17), na base da SpaceX em Boca Chica, no Sul do Texas, e terminar no Oceano Pacífico, próximo à costa do Havaí.

No entanto, uma transmissão ao vivo nos minutos finais da contagem regressiva revelou que o voo foi cancelado devido a um problema de pressurização no propulsor do foguete de estágio inferior – Segundo a agência Reuters.

“Uma válvula de pressurização parece estar congelada, portanto, a menos que comece a operar em breve, não haverá lançamento hoje”, publicou Elon Musk, dono da SpaceX no Twiteer.

Embora a nova data para o lançamento ainda não tenha sido anunciada, a espera é que tenha permissão ainda nesta semana. Esta seria a primeira vez que a nave faria um voo com sua configuração completa, incluindo o primeiro estágio, como é chamado o propulsor Super Heavy.

A Starship foi projetada para futuras projeções à Lua e Marte. De fato, ela já foi escolhida pela NASA, a agência espacial americana, para levar astronautas de volta à superfície da Lua na missão Artemis 3, prevista para o final de 2025. A expectativa é que, com o sucesso dos testes da Starship, ela possa abrir caminho para novas explorações espaciais e expandir a capacidade da humanidade de explorar e habitar outros planetas.

Sair da versão mobile