A 200 quilômetros pela RN 7 para o noroeste da província de Buenos Aires, nos pagos de Chacabuco, é possível percorrer Os Caminhos de Haroldo Conti, um circuito autoguiado de placas e informações inaugurado no ano passado por ocasião do centenário de seu nascimento.
Graças a esta iniciativa, em Chacabuco não é necessário buscar a memória deste escritor genial ainda pouco reconhecido em um museu, mas nas ruas a pé: é o próprio povo e sua gente que, imaginariamente, “sai” dos livros, ganha vida e se faz carne no lugar onde sua literatura nasceu e se tornou eterna.
Contos como Las doce a Bragado, Ad Astra e La Balada del Álamo Carolina, entre outros, têm seu correlato nessas postas que refletem a força de um lugar com sua cultura, sua história e sua idiossincrasia, seus personagens que existiram e foram ficcionalizados, seus lugares como o álamo que ainda hoje se acende ao pôr do sol e muda eternamente sua luz, como tão belamente descreveu Conti. Ele amava estar em contato com a natureza no campo ou no delta, onde tinha sua casa e situou uma de suas grandes novelas, Sudeste, entre outras como Alrededor de la jaula, En vida e Mascaró, el cazador americano.
“São 15 paradas, cada uma com um código QR que indica qual é o interesse ou a que parte da obra se refere. A primeira é a escola N° 12 onde Haroldo fez a primária e continua por uma das tantas casas onde viveu o autor, porque os pais não eram proprietários até muito tempo depois. Passando pelo Teatro Italiano, onde Haroldo apresentou em 1975 A Balada del Álamo Carolina. Eu o lembro como se fosse ontem, porque estive lá”, conta Santiago Van Der Wedden, membro do Arquivo Histórico e da Associação de Amigos de Haroldo Conti. No dia 5 de maio, dia do desaparecimento do escritor sequestrado em seu apartamento em Palermo, consolidou-se como o dia do escritor de Buenos Aires.
Histórias do povo
Um grande homem-pássaro preside o arco de entrada de Chacabuco, homenagem ao conto Ad Astra sobre um homem, Argimón, que deseja voar e construir suas próprias asas. “Basilio Argimón era na verdade Basilio Aragón, um personagem de nosso povo que restaurava os santos do cemitério e da igreja e tinha o desejo de voar.” Haroldo acompanhava o pai, que vendia pelos campos e estabelecimentos do interior da província, e ouvia histórias, e depois também gostava de conversar e coletar histórias, anedotas”, conta Santiago.
As paradas são 15: Escola Provincial N° 12 Hipólito Yrigoyen, Casa de Haroldo Conti, Sindicato de Luz e Força, Praça Venezuela (antiga Necochea), Ex Bar Japonês, Carpintaria do Avô, Casa dos tios Agustín e Teresa, Casa da Cultura, Palácio Municipal, Praça San Martín, Paróquia San Isidro Labrador, Teatro Italiano, A casa da tia Haydeé, Sede Social do Club Huracán e A Balada do Álamo Carolina.
Embora a cidade de casas baixas com ruas de terra da infância do escritor tenha mudado, o espírito de sua literatura envolve-o com sua magia: após passar pelo Ponto da Memória, onde se lembram os oito detidos desaparecidos de Chacabuco, segue-se pela Praça Venezuela, que antes era o mercado e depois a rodoviária, no interior da qual ficava o Bar Japonês, pertencente ao japonês que o administrava, que também é mencionado em seus contos.
“Diante estava a casa de seu tio Agustín, protagonista de tantos contos, onde até hoje vive sua prima Susana. E mais adiante, a carpintaria de seu avô Luis e o galpão, que ocupava meia quadra. Procuramos indicar os lugares porque muitos já não existem”, conta Santiago.
“Em quase todos os meus romances e contos sempre há um personagem que tem origem em Chacabuco. Para mim é aquele vilarejo que escrevo, relato, descrevo e, em certa medida, recupero –embora eu o invente bastante–, em A Balada do Álamo Carolina”, afirmou Haroldo em uma entrevista que pode ser ouvida no excelente material que descreve as diversas paradas da página do Instituto Cultural Bonaerense, a que remetem os QR das placas.
Por fim, se visitar Chacabuco durante a semana, pode conhecer a Casa da Cultura Haroldo Conti na rua Moreno 178, onde funcionam a Biblioteca Leopoldo Marechal e o Museu e Arquivo Histórico de Chacabuco, com o Anexo Daniela Prieto. Ali, na seção Os Nossos, podem ver-se documentários, fotos e livros dos oito desaparecidos de Chacabuco, incluindo Haroldo.
A licenciada em Turismo Florencia Giesolauro destacou, em sua tese final para a Universidade de La Plata, o caso do Partido de Chacabuco como destino rural emergente, com seus povos Castilla, O’Higgins, Cucha-cucha e Rawson, outros “pedacinhos de esquecimento” a conhecer e revalorizar, Chacabuco como a cidade cabecera. “Como chacabuquense, quero resgatar do esquecimento todas essas vilas da periferia do partido: Haroldo Conti representa um movimento muito grande, um trabalho em equipe. E, embora muitas pessoas desconheçam o circuito e não reconheçam a importância que ele merece, Os Caminhos de Haroldo Conti são uma valorização patrimonial de caráter cultural, que carrega a marca da memória e de uma comunidade que não esquece”, afirma.
O caminho até o álamo Carolina é de terra; a antiga rota para Bragado é o que os moradores dizem, ou rodovia provincial 42: “É o caminho de terra entre Chacabuco e Bragado, esse mesmo que parece a casca áspera de uma árvore antiga com tantos e tantos sulcos (…), escreve Haroldo. São quase 30 km de terra e cruza-se de município após aquela colina que sobe brevemente ao céu e depois a ponte sobre o rio Salado, que é o mesmo limite nos dois municípios”, continua em Las doce a Bragado, que no mapa hoje aparece asfaltado, mas não é.
Ao entardecer, o álamo arde em silêncio; se não chover, não há nada mais bonito do que chegar até lá com a luz cada vez mais fraca, quase uma poeira iridescente, para ler o conto diante do verdadeiro álamo Carolina.“Ao pôr do sol as folhas acendem-se por dentro, mas ele agora não pretende mais nada além disso, aquela doce luz de verão que o envolve como um véu. E dentro dessa luz está ele, o velho álamo, toda a lembrança”, conclui Haroldo Conti.