Conecte-se conosco

Notícias

Vila Holandesa pretende inovar no turismo de Nova Petrópolis

20/04/2020 - 10h17min

Atualizada em 20/04/2020 - 10h18min

Zaandam deverá estrear ainda este ano

Nova Petrópolis – Um novo atrativo turístico deverá ser inaugurado ainda este ano, esta é a estimativa do empresário André Oliveira, idealizador da Zaadam, um complexo que visa reproduzir uma cidade Holandesa, de mesmo nome, no Centro de Nova Petrópolis. O que antes estava previsto para uma inauguração em maio, agora a esperança é de que por volta dos meses de setembro ou outubro, o atrativo possa abrir as portas. As obras sofreram atrasos devido ao Covid-19.

Oliveira vive em Nova Petrópolis há 25 anos, e é apaixonado pela cidade. Mas que em todos esses anos, a cidade não se desenvolveu. “Desde que cheguei aqui, a cidade é a mesma. Eu vi Gramado crescer e a gente parado no tempo”, disse.

Ideia por acaso

Com origem de família holandesa e alemã, o empresário conta que a ideia surgiu após estar voltando de Caxias, e um caminhão gerar um grande congestionamento. “Quando entramos na cidade, eu percebi que todos os carros, sem exceção, seguiram em direção à Gramado. Nenhum parou em Nova Petrópolis”.

Curioso, decidiu investigar quantas pessoas passavam pelo município em direção à Gramado, e não param em Nova Petrópolis. “Eu fiquei em choque com o número. São 500 mil pessoas que passam por aqui, todos os meses, e não param. Existem shoppings no Brasil que não tem esse fluxo todo. É como se 500 mil pessoas fossem em um shopping, e não entrassem em nenhuma loja”, afirma.

E a partir daí, querendo saber o motivo das pessoas não pararem em Nova Petrópolis, que ele chegou a conclusão de que não tinha uma experiência para o turista no município. Aproveitando sua ligação com a Holanda, país que ele visita duas vezes por ano, resolveu trazer um pedaço dessa cultura, sem que ferisse a identidade cultural de Nova Petrópolis.

Experiência de imersão

O novo atrativo deve ofereceu aos turistas uma experiência de imersão. A ideia é fazer com que o visitante “saia do Brasil, e entre na Holanda”, diz Oliveira. “Quando o visitante chegar, ele vai viver um novo momento, seu ingresso será um passaporte e os funcionários serão chamados de cidadãos holandeses. Será como se o turista realmente estivesse lá”, explica.

No local, haverá bares, cafés, cervejarias, restaurantes, museu, um moinho sempre girando, gastronomia holandesas, danças e músicas típicas e, inclusive, um barco. À noite, o show de luzes mudará as cores de Vila. A Zaandam está sendo construída na Avenida XV de Novembro, próximo à rótula de intersecção à rua Duque de Caxias.

Além disso, o novo atrativo deverá gerar cerca de 50 empregos diretos e mais 100 de forma indireta.