Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

PP e PDT apresentam explicação para o aumento de 120% nas despesas com manutenção de máquinas

03/04/2019 - 11h00min

Atualizada em 03/04/2019 - 11h25min

Semana passada surgiu na Câmara, através de um pedido feito por Rodrigo Santos (PSB), a informação de que os gastos da Prefeitura com manutenção de máquinas cresceram 120% entre 2016 e 2018. Foi tema de reportagem no Diário. No momento em que essa informação surgiu, nenhum vereador da situação se manifestou. Nem mesmo Oraci de Freitas (PP), que era o secretário de Obras até 2016. Pessoalmente, para ele, essa informação foi boa. Rodrigo chegou a dizer que na época de Freitas havia mais economia de dinheiro público. Mas para o governo que Freitas integra desde 2013 e, em especial para o PDT, que entrou em 2017, não foi nada bom. A repercussão nos dias seguintes foi grande e fez os vereadores do PP e PDT (partido do atual secretário de Obras) buscarem explicações. Elas foram apresentadas na última segunda-feira, dia 1º, e às reproduzo abaixo.

EXPLICAÇÃO

PP e PDT sustentam que quando o governo Lelo teve início, em 2013, passou a priorizar a aquisição de máquinas novas, diminuindo despesas com terceirizações e oficina. Agora estas máquinas já estão com alguns anos de uso e começam a ter despesas com manutenção, elevando os gastos do município no período atual.

DESFILE

Foi muito bem recebida a indicação de Daniel Michaelsen (MDB), para que os desfiles do Chocofest tenham início no Parque Aldeia do Imigrante, atingindo assim um número maior de estabelecimentos comerciais. Este seria o ideal. Mas há um empecilho, que não é impossível de ser resolvido, mas bem difícil. É o trânsito. Durante os desfiles na Av. 15 de Novembro, as ruas Cel. Alfredo Steglich e Dom Pedro II, bem como a Av. 3 de Maio, são fundamentais para desviar o trânsito. Mas elas só cumprem tal finalidade até a rótula da Galeria do Imigrante. A partir daí, não existe alternativa viável para a Av. 15 de Novembro em direção a Gramado. A única opção seria desviar todos os veículos para o entorno do Centro de Eventos e a rua Pernambuco, o que é a mesma coisa que nada, pois aquelas ruas ainda não suportam grande fluxo. Fechar o trânsito completamente durante o tempo do desfile seria loucura. Então, para colocar a boa sugestão de Daniel Michaelsen em prática, seria necessário resolver este desafio, que de pequeno não tem nada.

ALTERNATIVA

Casos como essa sugestão de Daniel sempre remetem ao mesmo tema: a abertura de uma via alternativa do centro até o bairro Pousada da Neve. A administração municipal já deu o importante passo de tirar este projeto da gaveta. Mas de uns tempos para cá não se escuta mais falar no assunto. A própria Câmara de Vereadores deveria demonstrar um interesse maior. Um tema com tamanha importância para a cidade deveria ser pauta mensal na Casa.

GALINHADA DE 10 MIL REAIS

Um pouco mais que R$ 10 mil. Este é o resultado financeiro da galinhada realizada no fim de semana passado pela Escola Jacob Jaeger, no Pinhal Alto. É um número impressionante, resultado da presença de mais de 800 pessoas no evento. Parabéns para quem trabalhou a atendeu tanta gente. Não deve ter sido fácil… O dinheiro será aplicado pelo CPM na construção de mais uma sala de aula.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.