Coluna Dois Irmãos
Obra pública demora mais do que obra privada
A flauta é de um amigo do governo, que, obviamente, pediu para ficar “em off”. Mas a flauta é válida: “Em outubro de 2017, o Erni começou um prédio nos fundos da praça, já terminou o prédio de oito andares e está quase na metade da segunda torre/prédio. A poucos metros dali, na praça, a casinha do turista (da prefeitura) não está nem na metade”. Nestas e outras que a gente fala em burocracia” Feito o registro!
DE CHORAR
Quem nos lê há mais tempo, sabe o quanto somos defensores das ferrovias. Então, olha esta notícia da Gazeta do Povo, se não é de chorar: “Inaugurada em 2014 pelo governo Dilma, ferrovia que custou R$ 5 bilhões trans portou somente seis cargas”.
Não é uma vergonha? Certamente a mesma obra demorou o dobro do tempo, gastaram 3 vezes mais, não colocaram em uso, deixaram lá o elefante branco enferrujando, e, apesar de tudo isso, para a grande imprensa, o errado de tudo é o presidente Bolsonaro, que está no cargo há três meses! Torram R$ 5 bi, mas para a grande mídia, mas está tudo certo; errado é o Twitter do presidente. Se bem que ele poderia largar de mão as redes sociais e começar a governar! Não vamos debater partido ou política aqui, afinal, enquanto isso, caminhões matam motoristas e pessoas para trans portar cargas, que poderiam ter mais eficiência a bordo de um trem. Pra finalizar: a ferrovia liga Goiás ao porto de Tocantins e foi privatizada em março, para, finalmente, fazer jus a sua construção e ao seu gasto!
MARIA
– Dois Irmãos não teve trem. Mas em Sapiranga, Parobé e outras cidades a gente reconhece as antigas estações que ainda estão em pé.
– Aliás, há tempos atrás, um senhor contou que, lá pelos anos 60, foi a Porto Alegre, deixou o carro lá, e toda família embarcou em um trem e foi olhar Grêmio e Inter de Santa Maria.
– Outro dia, um senhor, que ainda é barbeiro dos tempos antigos, contou que, seus antepassados iam de Taquara a São Leopoldo por barco via Rio do Sinos, mas ele, enquanto jovem, ia a São Leopoldo ou Canela de Maria Fumaça. E hoje não sobrou nada disso! Que pena!
COLUNA DOS PARABÉNS
– Parabéns a nossa biblioteca Paulo Arandt, não só pelos 40 mil livros no acervo (dá mais do que um livro por habitante, na média), mas pela campanha Multa Zero, que não cobrará multa aos esquecidos, que forem devolver os livros.
– Parabéns à escola 10 de Setembro pelos 78 anos, comemorados no dia 1º de abril: são 815 alunos.
– Parabéns à Grafdil pelos 48 anos. É muita história, afinal, daqui a pouco será meio século!
– Parabéns a Loja Super 10, pelo sucesso neste um ano aqui em frente ao Diário. Aliás, a rede é sucesso, não só aqui, mas nas sete filiais espalhadas pela Serra. Parabéns ao Luciano e a Franciele, que, aliás, trabalhou conosco há alguns anos.
– A mensagem positiva do dia, é quase uma repetição da que foi publicada sexta, de Napoleon Hill: “Nunca consegui ser mais do que eu acreditava que poderia ser”. Difícil? Ela simplesmente diz: “você só conseguirá ser aquilo que você acredita”, ou seja, se você é nota 2 e acredita que chegará no máximo a 6, você vai estacionar em 6. Portanto, sonhe alto (mas não esqueça de batalhar).