Conecte-se conosco

Colunistas

Caminhão “atolado”

25/04/2019 - 11h01min

Agora que a Prefeitura não tem por enquanto diretor do trânsito depois da morte de Edson Rodrigues, que morreu atropelado no Beira Rio no jogo do Inter contra o River Plate da Argentina, não sei como fica a sugestão de colocação de placa avisando os caminhoneiros sobre o perigo de subir para a Rua José de Alencar. Aquele trechinho é nitroclicerina pura e as autoridades do trânsito de Ivoti nem se dão conta. E se um caminhão não conseguir subir, voltar para trás lomba a abaixo? Como ficam os carros atrás do caminhão. Ninguém está fazendo nada. A Prefeitura resolveu não auxiliar mais para desencavalar um caminhão “atolado” no trânsito por causa do risco dele correr para trás ao falhar qualquer coisa. Este não é o problema. O problema é na hora do caminhão tentar subir e não conseguir. Até hoje os motoristas foram hábeis e conseguiram travar o caminhão jogando-o para fora ou deixando-o parado no meio da subida. E se um dia uma carreta dessas correr para trás. Como fica a fila de carros atrás do caminhão. Não dá nem para pensar.

AMIGO É

Tem um ditado que diz que quem avisa amigo é. Já falei para um vereador e para autoridades do Executivo. Porque eles não mandam fazer uma ou até mais placas e de bom tamanho avisando os caminhoneiros que usam a Castro Alves para se dirigir ao interior ou para a serra e não conhecem a subida dos perigos que ela representa. Avisem os caminhoneiros de fora que não conhecem de que não poderão passar ali sob pena do caminhão ficar acavalado na subida. São incontáveis os casos de caminhões que não conseguiram subir até a José de Alencar. Eles podem tomar uma outra direção entrando na 14 de Julho ou então que sigam para a Colonia Japonesa e peguem a BR-116 para ir à serra. Este trecho urbano de Ivoti não serve para carretas com toneladas de carga. Só que os motoristas de fora não sabem dos riscos que correm, muito menos os carros que seguem atrás. Este aviso tem que ser dado pelas autoridades municipais. Um dia acontece uma tragédia que pode produzir uma ou mais mortes, aí quero ver o que vai acontecer. Quem será responsabilizado? Certamente também o prefeito da hora. Até hoje ninguém fez nada, nem sequer colocaram uma placa avisando os desavisados motoristas do perigo logo ali adiante. E já faz alguns anos que caminhões acavalam ali.

PROIBIÇÃO

Uma solução extrema seria proibir o tráfego de caminhão pelo trecho. Simplesmente não deixar ninguém passar por ali. Desta maneira o prefeito literalmente tira o dele da reta. E seria bom se fizesse isso para o município não correr nenhum risco de sofrer consequências por indenização ou coisa que o valha. Pensando bem, o melhor seria proibir o tráfego de caminhões ali naquele trecho enquanto não houver uma outra solução. Já escrevi nesta coluna uma vez. Quero as carretas no centro de Ivoti. Desta maneira, pelo menos ninguém vai correr risco de vida na subida para a José de Alencar. Mil vezes fazer isso do que deixar caminhões “atolando” na subida pelo fato de não conhecerem o local.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.