Coluna Nova Petrópolis
Só não estamos no caos completo por causa da civilidade dos motoristas
Observe o trânsito das 18h no trecho dos bairros Pousada da Neve, Piá e Vale Verde. Um caos, você poderá pensar. Mas hoje vou me permitir dizer o contrário. A tranqueira de cada dia é uma grande demonstração de civilidade. Sim! Civilidade entre os motoristas. É graças ao entendimento entre eles que o trânsito flui minimamente neste trecho nos horários de pico. Se uns não ajudassem os outros, geralmente oferecendo espaço para quem precisa, aí sim estaríamos o verdadeiro caos. E teríamos muito mais acidentes.
ACIDENTES
A cidade deve exclusivamente aos motoristas e pedestres o fato de não ter diariamente colisões e atropelamentos nesse trecho da ERS-235. Em lugares como a saída do Vale Verde e a Fruteira Alpina é quase inacreditável o grau de insegurança.
PREOCUPAÇÃO I
Se não há muitos acidentes na via, a preocupação é muito mais grave quando o assunto é o atendimento de urgências e emergências. Uma ambulância ou caminhão dos bombeiros certamente terá enormes dificuldades se precisar atravessar este ponto da cidade às 18h de um dia útil. Se isso vier a acontecer, a salvação estará novamente na colaboração dos motoristas.
PREOCUPAÇÃO II
É óbvio que os vereadores estão a par da preocupação citada acima. Também é do conhecimento de todos que existe um projeto para se criar uma via alternativa. Mas o projeto caminha muito devagar. Tudo bem que existam entraves, mas avanços deveriam ser cobrados semanalmente pelo Poder Executivo. Isso se chama prioridade.
FAIXAS DE SEGURANÇA
Falando em pedestres, têm se repetido críticas de motoristas sobre a localização de algumas faixas de segurança da avenida no centro. O problema, segundo eles, é que em vários lugares a vegetação esconde o pedestre e o motorista só o vê quando ele já está em cima da faixa. Considerando a letra fria da lei, o motorista precisa estar abaixo do limite de velocidade e preparado para parar. Mas que tal prevenir?
BANHEIROS DA PRAÇA
Ontem tiveram início as tão aguardadas obras nos banheiros da Praça das Flores. O projeto já vinha sendo anunciado há algum tempo, mas parecia que nunca sairia do papel. Agora a praça atravessará um período considerável sem grandes eventos e apresentou-se uma boa oportunidade para a tão necessária reforma.
CISTERNA
Além de melhorar e ampliar a estrutura dos banheiros da praça, o projeto traz uma bela novidade: é o uso de água de cisterna para os vasos sanitários. Cobra-se há muito tempo que a Prefeitura coloque em prática ações de reaproveitamento da água da chuva em seus espaços.
NOVO ADJUNTO
Também ontem foi nomeado o novo secretário-adjunto de Planejamento, Coordenação, Trânsito e Habitação. Fabio Müller, que já atuava na pasta, passa a responder pela função de adjunto. Anteriormente, o cargo era ocupado pelo ex-vice-prefeito e ex-vereador Lari Nienow, do PDT.
PINHAL ALTO
Associação de Moradores do Pinhal Alto realiza assembleia hoje, dia 30 de abril. O evento acontece às 20h no bloco B da comunidade. Todos os associados estão convidados.