Conecte-se conosco

Destaques

Estância Velha intensifica o combate ao Aedes Aegypti

30/08/2019 - 10h57min

Estância Velha – O terceiro Levantamento Rápido do Índice de Infestação por Aedes aegypti (LIRAa) está sendo realizado nesta semana em Estância Velha. O trabalho é feito pelos agentes de endemias da Vigilância em Saúde (Visa) em parceria com as agentes de saúde. Nesta quarta-feira, 28, o bairro Floresta foi alvo da busca pelo mosquito que transmite dengue, zika e chikungunya e que passa por quatro estágios entre cinco a sete dias.

De três em três meses é realizado este trabalho no município, totalizando quatro por ano. O último será em novembro. O objetivo das visitas é procurar larvas do mosquito Aedes aegypti não só nas residências, mas também em terrenos baldios, praças e fundos de comércios. Os dados obtidos deverão ser enviados até o dia 6 de setembro para a Secretaria Estadual de Saúde. De lá é enviado para o Ministério da Saúde. Na última pesquisa realizada, o índice de infestação no município chegou a 3,9% (médio risco) numa escala até 10. Acima de 4 já seria considerado alto risco.

De acordo com a coordenadora da Visa, Denise Medeiros Teixeira, a importância do LIRAa serve para verificar o índice de infestação do mosquito no município. Na opinião dela, cada cidadão deve fazer a sua parte e assim juntos poderão combater o mosquito. “O apoio das agentes de saúde é fundamental para que esta atividade aconteça”, acrescentou.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.