Conecte-se conosco

Coluna Nova Petrópolis

Hoje na Câmara, o secretário municipal de Planejamento e presidente da EGR

14/10/2019 - 10h23min

A Câmara de Vereadores terá convidados importantes na sessão de hoje. Após recusar um convite dos vereadores, o secretário municipal de Planejamento, Hermann Deppe, foi convocado e só lhe resta ir ao Legislativo. Portanto, ele é um dos convidados importantes de hoje. O outro é Urbano Schmitt, presidente da EGR. O representante da Prefeitura e o do Estado ficarão frente a frente para tratar dos problemas na rótula de acesso ao bairro Pousada da Neve. Tem aquela calçada medonha, com o seu guard-rail mais medonho ainda, e outras situações, como a entrada da rua Caxias do Sul, considerada muito estreita. Também há dificuldades relacionadas ao escoamento da água da chuva e a própria sinalização da obra.

DEVER CUMPRIDO

É extremamente importante que o secretário de Planejamento e o presidente da EGR estejam juntos para tratar destes problemas publicamente. Assim será possível saber com clareza o que será solucionado, por quem, quando, como e com qual dinheiro. Também é muito importante salientar que só a Câmara de Vereadores poderia promover este encontro. Por isso que há algumas semanas eu vinha pegando no pé dos vereadores, para que assumissem esta tarefa o quanto antes. Ao concretizar a reunião de hoje, a Câmara está fazendo o que se espera dela: representar efetivamente os interesses da comunidade e intermediar a busca por soluções. Os vereadores merecem elogios.

SINALIZAÇÃO PRECÁRIA

A deficiência da sinalização no canteiro de obras na entrada do bairro Pousada da Neve é um ponto que deve ser abordado pelos vereadores na sessão de hoje com especial atenção. É de se admirar que não estejam acontecendo muitos acidentes. Indo do centro na direção de Gramado, o motorista que não conhece o lugar praticamente precisa adivinhar em qual pista deve seguir. No meio da rótula nova há uma pequena placa de madeira com a palavra “Gramado”. Possivelmente ela foi pintada a mão por algum operário, que deve ter ficado com pena ao ver tantos turistas desorientados. Essa placa representa muito bem a qualidade da sinalização oferecida.

QUAL É O CRITÉRIO?

Estando presente o secretário de Planejamento na Câmara, com certeza os vereadores aproveitarão para questioná-lo sobre outros temas. Um deles é a Lei das Calçadas. Como se sabe, existe um calendário, o qual determina um prazo para a fiscalização das calçadas em cada bairro. Foi uma ótima ideia da administração. Mas há um ponto muito controverso. É que as calçadas da ERS-235 (bairros Pousada da Neve, Piá e Vale Verde) não foram incluídas no cronograma. E este é justamente um dos trechos com maior movimentação de pedestres, onde as calçadas mais fazem falta. Enquanto isso, bairros pouco movimentados, como o Juriti, encabeçaram o calendário.

30 DE NOVEMBRO DE 2018

Outro ponto controverso do calendário de fiscalização diz respeito às calçadas que correspondem a áreas públicas do município. No dia 20 de agosto de 2018 o prefeito Regis Hahn publicou o decreto 160/2018, que em seu artigo 5, parágrafo 1o, estipula o prazo até 30 de novembro de 2018 para que a Secretaria de Planejamento execute um programa de pavimentação dos passeios públicos de sua competência. Acho que os vereadores pedirão explicações a respeito deste calendário próprio do município, pois não se vê a Prefeitura fazendo calçadas novas ou reformando as que já existem em suas áreas. E olha que tem muito a ser feito!

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.