Conecte-se conosco

Destaques

Câmara de Novo Hamburgo vai analisar eventuais incentivos à instalação da Havan

08/11/2019 - 12h28min

Atualizada em 11/11/2019 - 08h47min

Novo Hamburgo – Na terça e quarta-feira da próxima semana, dias 12 e 13, ocorre o 2º Seminário de Desenvolvimento Econômico de Novo Hamburgo. Promovido pela Câmara Municipal, o evento traz debates e painéis a respeito dos desafios da economia do município, com a participação de especialistas.

Embora a pauta esteja fechada, não é difícil imaginar que um dos assuntos tratados nos bastidores, e mesmo durante o evento, será a construção da futura loja da Havan no município. A instalação foi confirmada com exclusividade ao Diário ontem pelo proprietário da rede de lojas catarinense, Luciano Hang.

O vereador Enio Brizola (PT), presidente da Comissão de Competitividade, Finanças, Orçamento, Economia e Planejamento (Cofin), prefere ser cauteloso. “Vemos este novo empreendimento como algo positivo para o município, desde que não impacte o desenvolvimento do comércio local. Deve haver uma concorrência leal, e não uma empresa que tenha tratamento diferenciado”, afirma ele.

Conforme Brizola, a Comissão vai procurar saber, primeiro, da confirmação da instalação, e depois, se vai haver algum incentivo municipal, como renúncia fiscal, bem como qual o tipo de negociação feita entre a empresa e o Executivo hamburguense.

Já o presidente da Câmara Municipal, vereador Raul Cassel (MDB), diz que o município está aberto ao desenvolvimento. Ele mesmo confessa que participou de grupos de discussões a respeito do assunto, quando da proposta de instalação da loja em solo hamburguense, sendo uma espécie de “interlocutor” com o Executivo.

“O grupo de empresários pediu apoio e conversei com a secretária Paraskevi [Bessa-Rodrigues, de Desenvolvimento Econômico]. Temos que comemorar este e outros empreendimentos. Logicamente poderá haver comentários durante o evento”, afirma Cassel.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.