Conecte-se conosco

Geral

Unidade de Saúde do Bairro São Miguel oferece acupuntura

07/05/2018 - 14h58min

Dois Irmãos – Usada no tratamento de doenças como depressão, insônia, ansiedade e dores de maneira geral, a acupuntura, ramo da medicina tradicional chinesa com mais de três mil anos, é oferecida gratuitamente pela Secretaria Municipal de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente na Unidade Básica de Saúde (UBS) do Bairro São Miguel, desde fevereiro.

O serviço de acupuntura é subsidiado com recursos federais, através do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) do Ministério da Saúde.

A Administração Municipal vem investindo no serviço de acupuntura com o objetivo de ajudar na cura e prevenção de algumas doenças, de acordo com à Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares do Sistema Único de Saúde (SUS).

O serviço é destinado para os aproximadamente 850 usuários do Bairro São Miguel, que devem procurar a UBS, passar pelo atendimento e receber o encaminhamento do clínico geral. O clínico irá diagnosticar e direcionar o usuário de acordo com a patologia. As sessões de acupuntura ocorrem nas sextas-feiras pela manhã.

Segundo Camila Peters, enfermeira e especializada em acupuntura e ayurveda, a acupuntura é um método terapêutico de caráter preventivo. “Muitas vezes as pessoas vêm com uma carga alta de remédios para tratar as doenças, e acupuntura proporciona um tratamento melhor, ou até mesmo reduz a medicação. A terapia milenar é destinada aos mais variados públicos, desde crianças até adultos. Os pacientes saem muito satisfeitos das sessões“, disse Camila, ressaltando que a acupuntura é tão importante que é reconhecida como Patrimônio da Humanidade pela UNESCO.

Mais de 400 doenças que a acupuntura pode ajudar no tratamento, como depressão, insônia, artrite, artrose, enxaquecas, lombalgia, esporão de calcâneo, dores no nervo ciático e coluna.

Leia mais:

Estudantes visitam Museu Histórico de Dois Irmãos

Assembleia Municipal da Consulta Popular é hoje

Reunião para definir futuro da Rota das Cervejarias Artesanais

Quem confirma os benefícios da acupuntura são as pacientes que realizam sessões semanais da terapia milenar. A dona de casa, Hilda Tereza do Prado das Neves, 68 anos, está fazendo acupuntura há cerca de um mês, pois sentia muitas dores pelo corpo. “Desde que faço acupuntura me sinto bem melhor, antes tinha até dificuldades para vestir minhas próprias roupas. Senti um pouco de receio das agulhas antes de iniciar o tratamento, mas recomendo para todos. É maravilhoso“, conta ela.

Outra dona de casa, Iracema de Oliveira, 56 anos, fez na última semana sua sexta sessão de acupuntura. “Sentia muita dor e muitas noites mal dormidas. Sofro de tendinite e bursite, já havia feito inúmeros tratamentos sem muito resultados, mas a acupuntura é milagrosa. Estou 70% melhor e consigo dormir muito bem”, afirma Iracema.

Acupuntura na UBS do Centro

A Secretaria de Saúde também conta com dois médicos acupunturistas, que atendem nas terças e quintas-feiras na UBS do Centro, os pacientes de toda rede pública do município. Para ter acesso a medicina alternativa, o paciente deverá ter uma prescrição do clínico geral da UBS do seu bairro.

A secretária de Saúde, Assistência Social e Meio Ambiente, Anelise Steffen, ressalta que a medicina chinesa é muito eficaz e preventiva. “Estamos sempre buscando oferecer novas alternativas de tratamento para as pessoas e ampliando para mais UBSs, mais uma alternativa de cuidado com as pessoas, de ampliar o olhar sobre o paciente“, afirma a secretária, ressaltando que também é oferecido yoga.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.