Conecte-se conosco

Colunistas

Linha Nova: o loteamento da discórdia

28/02/2020 - 10h28min

Atualizada em 28/02/2020 - 10h29min

Recebi uma reclamação de moradores da Rua República, em paralelo a Emancipação no Loteamento Schmidt, sobre o estado do trecho. Em períodos de chuva, um verdadeiro rio se forma no local, causando buracos e valetas. Há um grande valo aberto no meio da rua, como forma de escoar a chuva para um bueiro. De acordo com os moradores, a rua não possui escoamento pluvial, por isso da dor de cabeça.

PROBLEMA NO PROJETO

Como de costume, no exercício do ponto e contraponto do jornalismo, procurei o prefeito Henrique Petry para esclarecer o problema. Ele então me apresentou o projeto original do loteamento, elaborado em 1995. Nele consta que em uma das margens da rua Emancipação, por onde cruza a rua República, deveria ter encanamento para este escoamento. No entanto, não há. O prefeito considera que agora não pode fazer esta obra em especial, porque não pode comprometer o dinheiro público em uma demanda que estava prevista a aprovada no momento da execução. Situação complicada.

CÂMARA

E nesta semana tivemos sessão da Câmara, a primeira após o tumultuado encontro que teve bate-boca e abertura de uma CPI. Sobre a comissão, na última quinta-feira foi constituída a formação, com Marcelo Beck (PDT) eleito presidente e Rodrigo Kich (MDB) como relator. Ainda formam o grupo Luana Schwantes (PT) e Éverli Wingert (PSB). Ainda não há um cronograma de trabalho definido, pois é necessário a análise de documentos, mas a comissão se encontrará na Câmara.

MULHERES

E elas serão homenageadas! Para celebrar o 8 de março, Prefeitura e Câmara organizam eventos em homenagem às mulheres. Neste sábado, 29, no Ginásio Municipal do Morro Grande acontece o XXI Encontro Municipal da Mulher, a partir das 13h30. Já na Casa da Oase ocorre a 2ª Semana da Mulher, nos dias 3 e 5 de março. Peça teatral e palestras são as atrações dos dois eventos. Não percam! E aqui, deixo antecipadamente minhas felicitações a elas pelo seu dia!

PAVIMENTAÇÃO

Após reunião na Prefeitura com representantes da comunidade que seriam contemplados com projeto de pavimentação, um grupo de moradores que mora na Henrique Spier ficou indeciso quanto ao asfaltamento, pois é uma obra a qual a comunidade paga 30% dela de acordo com a valorização do imóvel. Na semana passada, os moradores comunicaram que não desejam mais o calçamento. Mas, as obras nas ruas Germânia e Farroupilha, além de parte do acesso ao Canto Bayer, estão garantidas.

UM MARCO HISTÓRICO

A administração está prestes a conseguir um feito muito importante. Praticamente toda a frota veicular da Prefeitura foi trocada nesta gestão. Tanto que já ouve um leilão de bens no ano passado e para 2020 deverá ocorrer mais um. Com esta conquista, de acordo com o prefeito Henrique, o gasto com mecânica caiu absurdamente.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.