Notícias
Paróquia estuda mais horários para missas com fiéis em Ivoti
Região – Retornaram, no último final de semana, as missas presenciais na Paróquia São Pedro Apóstolo, no Centro e Comunidade Nossa Senhora Aparecida, no bairro Morada do Sol, ambas em Ivoti, Três Mártires Riograndenses, em Presidente Lucena, e Sagrada Família, em Lindolfo Collor. Muito pedidas, as celebrações agora podem retornar a um estado de quase normalidade.
As missas, neste primeiro momento, são com apenas 25% da capacidade. A lotação é por ordem de chegada e, ao menos em Ivoti, a celebração segue o Distanciamento Controlado e o decreto assinado pelo prefeito Martin Kalkmann na quinta-feira, 14. Ela estabelece que cerimônias religiosas possam acontecer, observando o distanciamento e não excedendo 30% do público total.
Para quem não pode ir, as missas ainda estão sendo transmitidas pelo Facebook da paróquia. A partir de agora, para participar da celebração presencial, é necessário ter menos de 60 anos de idade, não apresentar sintomas gripais ou febre, e não fazer parte dos grupos de risco para a Covid-19. As missas de sábado, às 18h, e domingo, às 8h e 18h, obedeceram à norma.
Alguns aspectos também tiveram de ser adaptados pela paróquia: alguns bancos foram “interditados”, e marcados com fita, e os participantes da missa devem ainda deixar um banco vago, duas pessoas ou uma família devem ocupar cada banco disponível, a distância de dois metros entre as pessoas deve ser observada, e ainda o uso de máscara é obrigatório.
Missas em mais horários estão em estudo
Está em estudo, pela paróquia, a realização de três missas por sábado, com poucas pessoas em cada. “Estas normas devem ir ao encontro dos decretos municipais”, observa o presidente da Comunidade Católica, Valdir Ludwig. Segundo ele, deve haver reuniões com a Prefeitura para alinhar soluções, considerando também o número de fiéis que frequentou as celebrações anteriores.
No domingo, tanto pela manhã quanto à noite, por exemplo, cerca de 50 a 60 pessoas participaram da celebração, número bem abaixo do habitual. Caso realmente confirmadas, as celebrações nestes novos horários também devem respeitar o distanciamento e deve haver, entre cada uma delas, uma higienização completa das áreas comuns da igreja, como bancos.