Conecte-se conosco

Destaques

É de Dois Irmãos o melhor TCC do Estado

18/08/2020 - 10h00min

Atualizada em 20/08/2020 - 10h59min

Bárbara junto com seus pais Marcos Lauxen e Bernadete Schaab Lauxen, durante a formatura (FOTO: Arquivo pessoal)

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos – Após cinco anos e meio se dedicando aos estudos na Engenharia de Produção da Universidade Feevale, Bárbara Lauxen iniciou o Trabalho de Conclusão de Curso. Ao longo do último ano ela investiu o seu tempo e dedicação trabalhando nos efeitos da Automação de Serviços, no estudo de caso em uma empresa de gestão de frotas com o uso da análise envoltória de dados (DEA) e análise de causalidade (Causalimpact). Ela defendeu o trabalho no dia 28 de novembro do ano passado, tirou a máxima, sendo destaque. Mas os esforços da moradora do Travessão foram além, tendo seu TCC eleito como o melhor do Estado.

Aos 29 anos, ela conta que o processo da elaboração do TCC foi trabalhoso. “Eu estava usando duas coisas que são muito novas e que não aprendi durante a graduação”, afirma, dizendo que quis aplicar algo diferente e, que até o fim do trabalho, não sabia se daria certo ou não.

Ao terminar o TCC ela se viu feliz diante do trabalho desenvolvido mas, mesmo assim, como acontece com qualquer concluinte de curso, ela sentiu aquele nervosismo na hora da banca. “Foi um desafio”. Após o excelente resultado obtido diante dos avaliadores, seu professor orientador Fábio Piran sugeriu inscrever o trabalho para concorrer ao melhor TCC do estado. “Preparei o material e enviei; fiquei na expectativa”, disse ela, consciente que estava concorrendo com trabalhos muito bem feitos. “Os trabalhos dos meus próprios colegas eram fantásticos então a gente sabia que seria muito difícil”.

Inexplicável

Os trabalhos inscritos foram avaliados por 53 profissionais, professores e mestres, de 14 instituições diferentes do Estado. Mas dentre todos os trabalho, o de Bárbara foi o eleito. “Quando recebi a notícia, em uma sexta-feira de noite, fiquei muito eufórica, emocionada”, comemorou. Ela conta que ganhar o melhor TCC do Estado é entender o quanto tudo aquilo, que passou no último ano – o esforço, a dedicação, as horas que não dormiu – teve um resultado. “A alegria de ter concorrido com outros trabalhos maravilhosos dentro do estado e, ter o meu como destaque, é inexplicável”.

Gratidão

Ela descreve o prêmio como um dos maiores presentes de 2020, levando em conta o momento atípico diante da pandemia. O sentimento se resume a gratidão, e, de forma mais especial a duas pessoas: a dona Bernadete Schaab Lauxen e seu Marcos Lauxen, seus pais. “Eles nunca saíram do meu lado. A dedicação e apoio deles foram fundamentais e, com toda a certeza do mundo, esse prêmio eu dedico a eles”.

Bárbara já trabalha na área da Engenharia de Produção, como analista de produtos.

Segunda vez

Essa foi a segunda vez em três anos que o curso de Engenharia de Produção da Universidade Feevale foi reconhecido com o melhor Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) da área no Rio Grande do Sul. Em 2018, a Universidade Feevale teve o engenheiro Ivan Silva com o melhor TCC do Prêmio Nugeep. Também orientado pelo docente Fávio Piran, o egresso desenvolveu o trabalho Automação de processo e os efeitos sobre a eficiência: uma avaliação em uma empresa de termoplásticos com a utilização da análise envoltória de dados.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.