Notícias
Com pandemia, produção calçadista brasileira deve cair 25% neste ano
Novo Hamburgo – A produção calçadista brasileira deve cair mais de 25% no ano de 2020, projeta a Abicalçados, entidade que representa o setor. A queda produtiva entre janeiro e setembro deste ano foi da ordem de 30,9%. A queda destes nove meses equivale a 208 milhões de pares a menos, como se o setor tivesse ficado quase três meses inativo.
Desde o início do ano até setembro foram perdidos 25,8 mil postos de trabalho no setor. Por outro lado, a Abicalçados destacou a recuperação no nível de empregos nos últimos meses. Entre julho e setembro foram criados quase 19 mil postos de trabalho, fechando o mês nove com 243 mil pessoas empregadas diretamente no setor.
A produção brasileira de calçados caiu mais do que nos principais concorrentes. Na China, a queda até agosto ficou em 16%, na Índia 28,4% e no Vietnã 4,8%, enquanto no Brasil, até o mês de agosto, a queda foi de 34,8%. As exportações de calçados brasileiros também diminuíram entre janeiro e setembro. No período, a queda foi de 24,4% (para 64,5 milhões de pares). A estimativa é que o ano feche com um revés de cerca de 26%, fazendo com que o setor retorne ao patamar de 37 anos atrás.