Notícias
Fachada de escola em Picada São Paulo ganha mosaicos feitos pelos alunos
Morro Reuter – A Prefeitura finalizou a colocação de um mosaico que embeleza a fachada da Escola Municipal de Educação Infantil e Ensino Fundamental Professor Francisco Weiler na localidade de Picada São Paulo. O mural foi criado pelos alunos do sexto, oitavo e nono ano sob a coordenação voluntária da professora Ana Maria Stahl Zilles, atendendo convite da diretora da instituição de ensino, Mírian Torres dos Santos. Nesta fase do projeto, a execução se deu em oficinas iniciadas em agosto e encerradas em dezembro de 2019. A professora de Artes Margarete Villanova participou ativamente das oficinas que contou com a estagiária Bruna Hahn.
A prefeita Carla Chamorro acompanhou o desenvolvimento do trabalho. “Inicialmente estava previsto para ser instalado na escada da igreja São Pedro e São Paulo, mas acabou ganhando outro formato como painel embelezando a parede da escola e ficou muito lindo”, disse. Cada parte do painel da escola tem um tema relacionado com o projeto da escola de estudar a cultura da comunidade. “Tudo foi decidido em conjunto com os alunos. Eles pesquisaram imagens de cada item, decidiram em conjunto o que incluir, aprenderam a usar as ferramentas de corte das lajotas e algumas técnicas de montagem dos mosaicos”, conta Ana.
Realização com a conclusão do trabalho
“Sinto-me muito contente de finalizar este trabalho. É fundamental que se faça trabalho voluntário na comunidade, principalmente nas escolas. Cada um tem muito a ensinar. E eu, como educadora, não poderia deixar de valorizar o trabalho feito com e pelos alunos de uma escola pública. Assim como não poderia deixar de valorizar a contribuição de tantas pessoas que ajudaram a finalizar os mosaicos já fora da escola, no meu ateliê, ao longo de 2020”, ressalta Ana. Ela lembra que para a finalização das telas de mosaico, foi muito importante contar com a ajuda da Secretaria de Educação e Cultura. “Ter recebido apoio da Prefeitura foi fundamental para chegar ao painel finalizado”, afirma Ana.
Temas abordados no painel:
1. Erva mate, mostrando o porongo que origina a cuia, a planta que gera a erva, a embalagem de erva, tipos de cuias decoradas, um mate pronto, a chaleira, a garrafa térmica e o caminhão que transporta a erva
2. Plantas medicinais e chás
3. Flores comumente cultivadas em Morro Reuter
4. Frutas produzidas e/ou consumidas na cidade
5. Árvores e/ou detalhes de árvores cultivadas ou nativas
6. Pássaros que vivem na cidade
7. Tela feita no ateliê, com a ajuda de várias pessoas, dentre elas o estudante Djeison Becker. Ela representa a principal característica da paisagem de Morro Reuter: os morros ora cobertos de vegetação nativa, ora habitados, ora cultivados , o céu azul e a neblina