Conecte-se conosco

Destaques

Alerta para o golpe do falso sequestro em Morro Reuter

18/02/2021 - 16h23min

Atualizada em 18/02/2021 - 17h59min

Imagem ilustrativa (FOTO: Cleiton Zimer / Arquivo O Diário)

Por Cleiton Zimer

Morro Reuter – Moradores estão emitindo alertas para tentativas de golpe do falso sequestro. Somente hoje, três pessoas receberam ligações na localidade de São José do Herval. Uma moradora contou para a reportagem que atendeu a ligação e, do outro lado da linha, alguém dizia: “mãe me assaltaram”. Ela respondeu que não tinha filho e o criminoso simplesmente desligou. Outra vítima contou que lhe falaram a mesma coisa: “estava chorando e logo desligamos”.

Para uma outra senhora ligaram e alguém se passou por sua filha, dizendo que havia sido sequestrada, que teriam quebrado seu braço e não sabia onde estava. Pedia ajuda. De acordo com os relatos, o código de área do número que liga é 021 e as chamadas são efetuadas para o número de telefone fixo das vítimas. A situação gera estranheza, pois moradores da mesma localidade receberam as ligações no mesmo dia. Eles relatam que há alguns anos a mesma coisa aconteceu.

Manter a calma

Mesmo que, em muitos momentos, os moradores se sintam diante de uma situação delicada, é importante manter a calma e analisar a situação. O sargento Gilson Borges Nunes, comandante interino da Brigada Militar de Dois Irmãos, ressalta que jamais se deve passar dados pessoais, número de conta e depositar dinheiro. “Quando tiver uma ligação de um número desconhecido, atender na primeira vez para se certificar que não é alguém que trocou de telefone e, quando vier com algum papo chato, é desligar e bloqueá-lo”.]

Acionar a BM

Mesmo se algum morador, por ventura, cair no golpe e depositar algum dinheiro, é necessário registrar ocorrência. Isso, de acordo com Gilson, é importante. “Qualquer dúvida, entrem em contato com a Brigada Militar”.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.