Conecte-se conosco

Panela de Pressão

Ivoti: atestados, colírio, comércio e vacina

04/03/2021 - 08h24min

Atualizada em 04/03/2021 - 08h29min

pórtico ivoti
Raul Petry – [email protected]
ATESTADOS

O enfrentamento do setor público, notadamente o atendimento da saúde, pode ser considerado bom. Os profissionais na linha de frente não medem esforços para enfrentar a pandemia. Nota 10. Isto vale tanto para o setor privado quanto para o público. Envidam-se todos os esforços como sempre foi na saúde do País em nossos municípios e nas grandes capitais, ainda mais agora no enfrentamento da pandemia. O problema é o despreparo do governo, e vale para todas as esferas do setor público, na etapa intermediária, antes dos pacientes chegarem contagiados para o atendimento médico. Não se testa ninguém e os resultados dos que têm sintomas leva uma semana para sair. Enquanto isto, as empresas pagam o salário dos funcionários e na maioria das vezes as pessoas nem têm Covid. Se você for numa farmácia e pagar R$ 119, tem o resultado em 15 minutos. A grande falha do governo reside aí: na falta de testes e quando feitos não sai o resultado. Desculpa de acúmulo de serviço não existe. Os governos têm meios para fazer melhor e reduzir o problema.

COLÍRIO

O sujeito vai no médico e tem coriza e dor de cabeça. Dois sintomas são suficientes para o médico desconfiar que pode ter Covid. A primeira providência é preencher um atestado médico de 10 dias. A segunda é mandar fazer o teste ou não. Nos casos em que sequer se testa, a pessoa pode ficar em casa por 10 dias sem nada. E a empresa pagando os salários. Quando o teste é feito, leva uma semana para sair. Quando sai, na maioria das vezes não tem Covid, mas a pessoa fica 10 dias recebendo salário da empresa sem ter nada. Não deveria de ter uma determinação do resultado sair em no máximo 24 horas. Os governos têm como se preparar para isto acontecer. As farmácias fornecem o resultado em 15 minutos. As Prefeituras não podem em 24 horas? Pimenta nos olhos dos outros é colírio.

COMÉRCIO

Volto a tocar no assunto, que é relevante. Não é possível que o governador trate uma capital como Porto Alegre da mesma forma que um município pequeno, com 2.500 habitantes. No primeiro o comércio gera aglomeração nas ruas, pois aumenta o número de pessoas circulando. No segundo caso, dos municípios pequenos, não há pessoas nas ruas. O comércio não gera um mínimo de aglomeração, Por que, então, tratar as duas coisas de forma igual.

VACINA

Uma informação importante. Ontem morreram duas pessoas em Ivoti com mais de 80 anos e as duas tinham sido vacinadas. Provavelmente haviam recebido apenas uma das doses ou não havia passado o tempo de uns 20 dias para a vacina. Portanto, se a vacina tivesse sido aplicada antes, os dois idosos não teriam morrido.

VACINA I

Como 82% das pessoas que morrem tem mais de 60 anos, é urgente a vacinação desta faixa de idade para a mortalidade cair para níveis muito pequenos. Em Ivoti não precisamos mais de 5 mil doses da vacina. Se for de uma única dose 2.800 vacinas. Portanto, vacina, vacina, vacina. E deu para o corona. Estamos próximos de termos de volta uma vida normal.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.