Destaques
Poste fica no meio da estrada em Santa Maria do Herval
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – Desde o ano passado moradores estavam protocolando pedidos para a remoção de dois postes precários na Rua Beno Closs, no trecho conhecido como “Vila dos Boufleur”, na localidade de Padre Eterno Baixo. A RGE veio analisar e concluiu que, realmente, a substituição se faz necessária.
Entretanto os dias, semanas e meses foram passando e nada foi feito. Semanas depois do primeiro protocolo uma obra de pavimentação foi iniciada no local, sendo concluída no início de março desse ano e, os postes, ainda permanecem lá: quase caindo e, agora, no meio da rua. Isso mesmo, um deles está literalmente no meio da via, enquanto o outro está mais na parte lateral e, mesmo assim, a pavimentação teve que ser desviada por causa dele.
Alguns metros depois a pavimentação teve que ser desviada pelo mesmo problema. Da mesma forma, o poste é precário, prestes a cair, estando preso pela fiação de um poste particular (FOTO: Cleiton Zimer)
A situação inusitada chama a atenção de quem passa pela estrada, sendo um agravante para o risco de acidentes. Em uma nota enviada recentemente à reportagem, a RGE buscou se amparar na Lei pois, conforme previsto na resolução 414 da ANEEL, se há necessidade de deslocamento para algum tipo de obra o custo total é do solicitante. Mas a solicitação, segundo os moradores, foi feita muito antes da obra ser iniciada e não por causa da pavimentação e, sim, pela condição precária dos postes.
De acordo com protocolos apresentados pelos moradores à reportagem, foi solicitada a remoção dos mesmos pois são estruturas emendadas, estando deterioradas, sem base fixa, prestes a cair e, um deles, está preso somente por um cabo que está ligado a um poste particular de uma residência.
Dessa forma, moradores denunciam que a RGE tentou se aproveitar da situação da pavimentação para forçar a troca por parte da Prefeitura, sendo que essa necessidade existia já no ano passado, antes do início da obra.
SÓ FINAL DE ABRIL
Segundo o vice-prefeito e Secretário de Obras, Gilnei Capeletti (MDB), a RGE informou que a substituição e realocação dos postes está prevista para o dia 30 de abril, ou seja, deverá ficar nessa situação por dois meses. Motoristas que vem sentido Centro/Padre Eterno Baixo devem ficar atentos. A Prefeitura está cobrando agilidade constantemente e alertou a empresa sobre o risco eminente de acidentes.