Destaques
Uma história ligada ao esporte de Dois Irmãos
* por Fábio Radke
Dois Irmãos – Apaixonado por esportes de todas as modalidades, o educador físico Girardi Altenhofen, de 53 anos, guarda com carinho os momentos especiais que viveu quando esteve à frente de inúmeras competições e práticas esportivas no município de Dois Irmãos. O legado deixado como organizador dessas ações está arquivado em três pastas de fichário que juntas contabilizam em torno de 850 reportagens de jornais de toda região. O conteúdo de divulgação dos eventos esportivos corresponde ao período de 1997 até 2008, quando esteve no cargo de chefe do Departamento de Desporto de Dois Irmãos. “Sempre tive amor pelo esporte, na escola adorava educação física, participava das equipes da escola, gostava de todas modalidades, mas principalmente de futebol. De ano em ano me envolvia organizando times para jogar nos campinhos”, disse.
O engajamento com o esporte somente ia crescendo ao longo dos anos. “Mais tarde, fundamos o mirim do União, quando entrei na empresa Calçados Travesso, jogava na equipe de futebol e fomos multicampeões nos jogos do Sesi e também fazia parte da diretoria da Associação dos Funcionários, como tínhamos sede própria, organizava também os torneios internos”, lembra Girardi. O convite para ocupar o cargo de comandante do Desporto de Dois Irmãos foi recebido em 1997. “Atuei até final de 2008, neste período, o esporte foi referência na região pelo número de eventos e variedades de modalidades para crianças até a terceira idade”, afirma. Formado em licenciatura plena em Educação Física pela Universidade Feevale, Girardi também agenciava arbitragens para competições na região, e desde 2003 trabalha como voluntário na APAE de Dois Irmãos. Ele hoje também é empresário no ramo de aluguel de brinquedos infláveis e material esportivo.
Olimpíadas Escolas faziam sucesso
Um dos eventos que mais fazia sucesso na época era as Olimpíadas Escolares em Dois Irmãos. “Era a minha menina dos olhos. Participavam das olimpíadas escolares em torno de 4.000 atletas das três redes de ensino (municipal, estadual e particular). Elas foram disputadas entre 2000 a 2008. Havia inclusive uma categoria dos professores”, lembra. Girardi afirma ainda que os Jogos da Integração da Terceira Idade também eram um evento que mobilizada muitos participantes. Iniciativas como a caminhada “Pelos Caminhos da Colônia, Copa Talentos do Futsal, Torneio Citadino de Xadrez, Torneios de Basquete, Campeonato Aberto de Voleibol, Rústicas do Trabalhador e Natal dos Anjos, Olimpíadas Escolares (mais importante) e Prêmio Destaque do Esporte, estão no currículo do educador físico. “O xadrez naquela época era muito forte. Inclusive Dois Irmãos chegou a sediar uma semifinal do Brasileiro. No basquete, em 1998, chegamos a ter oito equipes adultas”, recorda.
Em torno de 850 reportagens estão preservadas em arquivos