Conecte-se conosco

Destaques

Morador de Dois Irmãos perde mil reais via Pix no golpe do WhatsApp

22/04/2021 - 16h53min

Vítima estranhou o fato do filho sempre responder via áudio e, nesse caso, só escrevia. Mesmo assm, transferiu o valor (FOTO: Cleiton Zimer / arquivo)

Por Cleiton Zimer

Dois Irmãos – Nessa terça-feira, 20, um morador de 58 anos foi vítima do golpe do Pix via WhatsApp e foi lesado em mil reais. A ocorrência foi registrada na Delegacia de Polícia Civil e, conforme o relato da vítima, teria recebido uma mensagem em seu telefone através do aplicativo. Era um número desconhecido, com DDD 051 e finais 1194, mas tinha como foto de perfil uma imagem do seu filho.

O criminoso pediu R$ 4.980 emprestados, solicitado para fazer uma transferência urgente via Pix. Solicitou ainda que enviasse o comprovante assim que possível. A vítima estranhou, pois seu filho sempre lhe respondia através de mensagens de voz e, dessa vez, apenas escrevia. Disse ao criminoso (ainda acreditando ser seu filho), que tinha somente mil reais disponíveis naquele momento e que os levaria pessoalmente até ele.

Porém, o golpista lhe reafirmou que era urgente e que deveria transferir o dinheiro. Dessa forma, prezando pela necessidade do seu filho, transferiu o dinheiro e encaminhou o comprovante como pedido. Mais tarde, conversou com seu filho que lhe disse não ter pedido nenhum valor emprestado. Soube, então, que caiu em um golpe.

O estelionatário voltou a entrar em contato, pedindo mais R$ 2.770,00, novamente via depósito. A vítima não respondeu mais e não fez mais transferências. A Polícia Civil orienta que, mesmo recebendo mensagens com foto de alguém conhecido, deve ligar-se para a pessoa e confirmar se de fato é ela.

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.