Destaques
Pavimentação comunitária tira moradores da poeira em Santa Maria do Herval
Por Cleiton Zimer
Santa Maria do Herval – Foi concluída, recentemente, mais uma pavimentação comunitária feita através de uma parceria entre os moradores e o Poder Público. O trecho com mais de 500 metros foi executado na rua Beno Closs, em Padre Eterno Baixo, assim como parte da rua Nicolau Boufleur – que fica no entroncamento da mesma.
A localidade de Padre Eterno Baixo tem sido beneficiada através de várias obras de calçamento, todas elas através do sistema de pavimentação comunitária onde os moradores arcam com parte do custo, dentre mão de obra, tubulações, meios-fios e bocas de lobo; enquanto que a Prefeitura paga pelas pedras irregulares, maquinário para a preparação do solo e saibro.
A primeira pavimentação ocorreu entre a escola Maurício Cardoso e o Mercado Moller. Em seguida foi iniciado um trecho na rua Beno Closs, no local conhecido como Vila dos Boufleur. Na sequência se deu andamento ao projeto com início antes da ponte sobre o Rio Cadeia (conhecida como ponte dos Klaus), seguindo até a Prainha Klaus.
Com a conclusão dessas obras a equipe de trabalho se deslocou para o bairro Morro Closs, onde estão pavimentando as ruas Arthur Kunst e Nilo Weber, também no formato de pavimentação comunitária.
Pavimentação concluída em Padre Eterno Baixo, na Vila dos Blufleur (FOTO: Cleiton Zimer)
Início do trabalho de pavimentação no Morro Closs (FOTO: Prefeitura SMH)
Pavimentações com emendas e comunitárias
Além das pavimentações comunitárias, os moradores também tiveram melhorias em infraestrutura através de emendas parlamentares. Obras de calçamento nos dois formatos foram executadas no Centro, Vila Ferraria, Boa Vista do Herval, bairro Amizade, Padre Eterno Baixo e outros locais, totalizando mais de 20 trechos de acordo com o secretário de Obras e vice-prefeito, Gilnei Capeletti (MDB).