Conecte-se conosco

Destaques

Dois Irmãos 62 anos: “Estamos conseguindo dar a volta por cima”, afirma prefeito Jerri Meneghetti

10/09/2021 - 17h28min

O prefeito de Dois Irmãos, Jerri Meneghetti, avalia o trabalho à frente do Executivo desde o início do ano. Segundo ele, sempre com o compromisso de qualificar os serviços públicos, desenvolver economicamente e socialmente o Município, e tornar a máquina pública mais eficiente, utilizando a tecnologia como aliada. Aos 41 anos de idade, Jerri contabiliza um mandato de vereador (2009-2012), dois mandados de vice-prefeito (2013-2016/2017-2020), 3 anos e 2 meses como Secretário de Saúde (01/2013-02/2016), 3 anos e 6 meses como Secretário de Administração (01/2017-06/2020) e ainda respondeu também 6 meses pela Secretaria de Educação (09/2018-02/2019). “No período como vice-prefeito tive a oportunidade de assumir várias vezes como prefeito nas férias da prefeita Tânia Terezinha da Silva e no período de licença médica que ela passou”, afirma.

O Diário: Como você avalia sua gestão até o momento?

Jerri – Diante dos desafios enfrentados até o momento, acredito que nos saímos bem. A exemplo das empresas da área privada, também tivemos que restringir serviços e reduzir o trabalho presencial por força dos decretos estaduais afetando, sobremaneira, o atendimento das demandas nas mais diversas áreas. Até mesmo os serviços de limpeza urbana foram afetados. Para agravar, a Lei 173/2020 proíbe todo e qualquer aumento de despesas com pessoal, mesmo que temporariamente para suprir necessidades emergenciais, até o fim de dezembro. A mesma lei impediu a reposição salarial aos servidores públicos neste ano. No entanto, procuramos atender o máximo possível as necessidades dos contribuintes e, no momento, estamos conseguindo dar a volta por cima e colocar em dia, inclusive, executando diversas obras, novas frentes de trabalho e planejamento e criando soluções para as mais diversas áreas.

O Diário: Quais os principais desafios encontrados?

Jerri – Dos principais desafios encontrados, destaco este pico da pandemia que ocorreu no primeiro semestre, de forma inesperada. Foi necessária uma rápida ampliação de atendimento no nosso hospital, que passou de nove leitos clínicos destinados ao atendimento Covid para uma demanda que chegou a 35 pacientes em determinado momento. Além disso, foi necessária uma dedicação extraordinária para atendimento de todos esses pacientes e, ainda, lidar com a situação da total ausência de leitos de UTI, o que levou a mantermos diversos pacientes internados com suporte ventilatório, inclusive entubados, com serviço muito semelhante ao prestado nas UTIs. A vacinação contra Covid, que iniciou em janeiro, em condições normais seria motivo de muita tranquilidade, mas acabou sendo um grande desafio em meio à piora da pandemia, sendo necessário desdobrar equipes e esforço extra até mesmo de outras áreas, além da saúde. Outro desafio importante, embora já estivesse sendo bem conduzido desde o ano passado, foi com relação a educação, ao ensino híbrido e, mais recentemente, a volta às aulas presenciais de forma gradativa.

O Diário:  Como avalia o enfrentamento a pandemia e como está sendo hoje a retomada?

Jerri – Sobre o enfrentamento da pandemia, como mencionado na questão anterior, fizemos todo o esforço e dedicamos todos os meios possíveis para o atendimento dos pacientes com Covid. De modo geral procuramos, o todo o momento, o equilíbrio. Flexibilizamos as restrições das atividades econômicas até o limite permitido pelo Estado, oferecemos toda a gama de medicamentos indicados para tratamento da Covid-19, até mesmo aqueles considerados como tratamento precoce, mas deixamos os médicos escolherem suas condutas, de acordo com seus conhecimentos e convicções. Procuramos restringir aglomerações em espaços públicos nos momentos mais críticos e deixar o comércio e serviços atuarem até onde foi possível. Para aqueles estabelecimentos que tiveram que fechar suas portas no período mais restritivo, lançamos um pacote de incentivos, como a criação de uma linha de crédito em parceria inédita com a Sicredi, com juros de 0,49%, auxílio aluguel para o período de 60 dias, curso de capacitação para estimular o marketing digital, prorrogação de prazos para pagamento com desconto do IPTU, além da criação do Programa Nota Fiscal Gaúcha local, com prêmios específicos para quem compra no comércio local. Não procuramos protagonismo político, não tentamos “inventar a roda”, apenas utilizamos todos os recursos possíveis para tentar fazer com que saúde e economia pudessem andar juntos, pois entendemos que do contrário, teríamos consequências mais graves. Acreditamos que as ações foram acertadas, pois enfrentamos o pior período da pandemia com índices de internações e óbitos abaixo da média e nossa economia local segue fortalecida e com uma forte retomada neste momento, com pleno emprego e crescimento da produção. Com o avanço da vacinação, temos excelentes perspectivas, mas sem deixar de tomar os devidos cuidados e seguir monitorando com máxima atenção o comportamento da pandemia.

O Diário: O quanto a experiência na vida contribui para a gestão?

Jerri – É fundamental. Posso afirmar isso porque a experiência adquirida na área privada, somada ao período de quatro anos no Legislativo e oito anos no executivo, tem sido muito importante na tomada de decisões e no planejamento do Município para os próximos anos. O conhecimento adquirido acaba encurtando caminhos em meio a todo o processo burocrático da área pública. A oportunidade de ter como vice-prefeito uma pessoa com a experiência, o conhecimento e de confiança como o Juarez também é muito gratificante. Nossa Câmara de Vereadores chama a atenção, também, pela qualificação e compromisso dos Edis com o Município.

O Diário: Como você descreve o momento de Dois Irmãos hoje?

Jerri – Dois Irmãos está em pleno desenvolvimento. Estamos com uma forte retomada econômica, com grande absorção de mão de obra, a pleno emprego. Nosso Município é destaque em diversas áreas, adquirindo recentemente o reconhecimento como um dos melhores municípios do País em qualidade de vida, como um dos melhores municípios para se empreender, como o primeiro em desenvolvimento sustentável do nosso Estado, além de reconhecimentos com outros índices de gestão municipal e projetos inovadores com aplicação de tecnologia na administração pública. Entre as ações da Administração neste ano podemos destacar a mudança na estrutura administrativa do Poder Executivo, a travessia equilibrada no pico da pandemia com os serviços de saúde, oferta de um pacote de auxílio aos empreendedores que passaram por maiores dificuldades e necessitaram de apoio para manter os empreendimentos e os empregos, a comercialização dos novos lotes do Distrito Industrial – que em breve serão ocupados, uma nova unidade de educação infantil em parceria com a FADI, a oferta de contraturno para alunos da rede municipal a partir dos quatro anos através de parcerias com escolas privadas, grandes obras de reformas em quatro escolas municipais, investimentos no Hospital, tanto em equipamentos quanto em estrutura, obras de recuperação de pavimentações antigas e novas vias sendo pavimentadas, aquisição do Moinho Collet para restauração, além de diversos projetos em andamento nas mais diversas áreas que serão concretizados em breve.

O Diário: Quais são as considerações quanto o crescimento de Dois Irmãos?

Jerri – Todo esse contexto positivo a respeito da imagem do nosso Município contribui para a migração, com consequente aumento populacional. O nosso desafio na Administração é acompanhar esse crescimento de forma ordenada e mantendo a qualidade de vida e dos serviços públicos disponibilizados pelo Município. Muitos podem, equivocadamente, imaginar que um morador a mais é proporcionalmente igual ao aumento na arrecadação. No entanto, o valor que uma família inteira contribui com o seu IPTU, por exemplo, não é suficiente para pagar o valor que se investe na educação infantil de uma criança entre 0 a 4 anos por mais que dois, três meses. Sem falar nos demais serviços que tem seu custo ao erário, como a limpeza pública, destinação do lixo, manutenção da Usina de Reciclagem, manutenção de toda a área da educação até o 9º ano de ensino fundamental, transporte escolar, toda a estrutura da saúde e tantos demais serviços oferecidos. Por isso que um dos nossos principais compromissos é com o fortalecimento da economia, com empreendimentos prosperando e gerando outras receitas para os cofres públicos, além de emprego e renda para toda a população. Também somos cientes de que nem tudo funciona tão bem, portanto nosso desafio em otimizar os serviços públicos e melhorar cada vez mais a qualidade dos serviços prestados.

* Este conteúdo faz parte do caderno especial de 62 anos de Dois Irmãos, produzido pelo Jornal O Diário da Encosta da Serra

Conteúdo EXCLUSIVO para assinantes

Faça sua assinatura digital e tenha acesso ilimitado ao site.