Geral
Asas do avião da Varig chegam em Nova Petrópolis
Nova Petrópolis – Chegaram na tarde desta terça-feira, 12, as últimas peças do Boeing 727, avião da Varig que será transformado em um memorial da aviação gaúcha em Linha Imperial. As asas da aeronave chegaram em uma carreta medindo 26,25 metros de comprimento e 5,85 metros de largura.
De Porto Alegre, a carga chegou em Nova Petrópolis pela BR-116 e chegou na localidade de Vila Cristina por volta das 15 horas. Levou cerca de uma hora para que o caminhão entrasse na área urbana do município. Em frente ao posto da Polícia Rodoviária Federal, o veículo manobrou e iniciou seu percurso pela Av. XV de Novembro, passando pela Torre de Informações Turísticas.
Diferentemente de dezembro, quando o “corpo” do avião foi trazido, desta vez o deslocamento foi mais rápido. As asas cruzaram o Centro do município por volta das 16h20 e seguiram até o hangar em que está o Boeing, às margens da ERS-235, em Linha Imperial, na propriedade da H2 Empreendimentos.
Varig Vive Day
Nos dias 6, 7 e 8 de maio, a Associação Varig Vive, proprietária do avião, está preparando uma festa na Rua Coberta. Estarão em exposição diversos itens da aviação, como caixas-pretas e outros instrumentos de voos. Haverá também réplicas gigantes de aviões, como o Boeing 727, e um avião monomotor, que pertencia ao Aeroclube do Rio Grande do Sul. Este novo avião também será trazido para Nova Petrópolis nos próximos dias e ficará em exposição futuramente junto ao Boeing.
“Voltando por terra”
O presidente da Varig Vive, Rubem Oscar Bürgel, que é ex-engenheiro de voo da Varig, falou que é um momento marcante ver o avião e as asas passaram via terrestre por Nova Petrópolis. “Como tripulante, voei muitas vezes neste avião. Quando fazíamos São Paulo-Porto Alegre, nós chegávamos em Caxias do Sul e ‘dobrávamos’ aqui, voando por cima de Nova Petrópolis e por estes vales. E agora vemos a aeronave cruzando o município por terra”, comentou.