Colunistas
Raul Petry – 02/05/2022
Panela de Pressão
CIRCO
Moradores do Panorâmico ficaram irritados com a instalação de um Circo no bairro. Como Ivoti não tem uma legislação específica, o Circo se instala onde quiser. Segundo a administração municipal, deveríamos regrar a instalação desse tipo de evento. Eis aí uma boa pauta para algum vereador elaborar um projeto de resolução para disciplinar este tipo de evento. Os vereadores cobram do Executivo e se esquecem que eles próprios podem fazer uma lei disciplinando este tipo de atividade.
DEMOCRÁTICO
Por falar em circo, não é possível que a vereadora Marli Heinle Gehm seja tão rápida e oportunista em pedir um quebra-molas na VRS-865 só porque deu bastante movimento no Rancho Fat Bull no domingo anterior. Marli não se preocupa com acidentes que podem acontecer ali. Ela só pode estar se preocupando com uma eventual imagem de protetora de vidas humanas. Pelo que consta, se o quebra-molas não fora instalado ali, vão morrer gente. Me admiro que ainda tenha gente pedindo este tipo de coisa, que não tem eficácia alguma comprovada. Marli, apresenta uma prova concreta de que quebra-molas resolve algum problema de trânsito, que aceito a tua sugestão e vou pleitear um quebra-molas na frente da casa de todo mundo. Se é para ser democrático, faça uma lei determinando que cada morador tem direito a seu quebra-molas na frente de sua casa. Ou para todo mundo ou para ninguém.
SOLUÇÃO
Uma solução que pode ser estudada. No dia de bastante movimento colocar cones no meio da pista para avisar os motoristas de que ali tem alguma coisa chamando a atenção. Placas de redução de velocidade para quem não sabe que ali tem uma casa que gera movimento. Tem uma penca de alternativas que podem ser usadas no lugar de um quebra-molas, mas na cabeça de Marli só existe esta solução, que não é solução coisa alguma. Ela quer um quebra-molas quando em 95% dos dias não tem nada ali. O que ela quer é obrigar caminhões parar li, passar por cima de um troço daqueles a troco de nada e no meio de nada. As pessoas não são burras, quando se aproximam de um local de movimento, elas reduzem a velocidade na hora.
FORA DA CURVA
O excesso de pessoas consultando o médico gerou nas últimas semanas muita demora para atender. Até mesmo os Planos de Saúde se viram em maus lenções, grande parte provocado pela dengue. É que a dengue obriga muitas pessoas a consultar mais de uma vez, o que gera o aumento de demanda no Mais Vida de Ivoti. O prefeito Martin disse que numa segunda-feira o Mais Vida foi procurado por 29 pessoas em questão de uma hora. Segundo ele, isso não é normal, completamente fora da curva. Muitas pessoas que tem plano de saúde e sabem que em Novo Hamburgo também tem fila de atendimento nos Planos de Saúde, já nem vão para lá e procuram atendimento no Mais Vida mesmo. É uma bola de neve.